Recomendação nº 010, de 10 de maio de 2012
Recomenda o veto presidencial ao art. 8° da Medida Provisória (MP) nº 549-B, de 25 de abril de 2012.
Recomenda o veto presidencial ao art. 8° da Medida Provisória (MP) nº 549-B, de 25 de abril de 2012.
Recomenda ao Ministério da Saúde que reveja a Portaria do Ministério da Saúde nº 2.488/2011, para garantir a ação afirmativa voltada para as comunidades quilombolas, garantido valor variável segundo o número de comunidades quilombolas, desagregando os dados de quilombolas e assentados.
Recomenda após a apreciação do Plano Nacional feita neste Conselho Nacional de Saúde, em 10 de maio de 2012, a continuidade dos tramites no Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos com vistas a publicação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
Recomenda reiterar o apoio à Ação Civil Pública do Ministério Público Estadual questionando a entrega, para planos de saúde e particulares, de 25% da capacidade dos hospitais públicos administrados por Organizações Sociais no Estado de São Paulo.
Recomenda aos Ministros de Estado da Saúde, do Trabalho e Emprego e da Previdência Social os encaminhamentos necessários para que as ações relativas à diretriz da estruturação da rede integrada de informações em Saúde do Trabalhador sejam priorizadas no processo de implementação da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
Recomenda aos gestores e prestadores de serviços de saúde, com o devido reforço do CONASS e do CONASEMS, que ao implementar políticas ou programas de saúde referentes às praticas integrativas e complementares, em especial, com a oferta de ações e serviços de acupuntura que procedam a contratação para esta e as demais práticas integrativas e complementares em saúde de forma multiprofissional.
Recomenda ao Ministério da Saúde: A retomada de campanhas de prevenção educativas com relação a infecção pelo HIV/Aids, dirigidas a jovens e adolescentes e a populações em situação de maior vulnerabilidade, conforme apontam os boletins epidemiológicos; a retomada da produção e distribuição de materiais preventivos/educativos junto ao SPE.
Recomenda ao Ministério da Saúde, as Secretarias Estaduais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde o cumprimento imediato dessas resoluções e recomendações estabelecidas pelos Conselhos de Saúde nas três esferas de governo.
Recomenda ao Ministério da Saúde que a Política Nacional de Alimentação e Nutrição em sua nova versão seja submetida para apreciação do Conselho Nacional de Saúde em caráter de urgência.
O Conselho Nacional de Saúde recomenda às instâncias de gestão do Sistema Único de Saúde - SUS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional que adotem tais medidas presentes aqui.