Notícias
A 2ª Conferência Nacional de Arquivos (2ª CNArq) está chegando
2ª CNARQ
A 2ª Conferência Nacional de Arqivos (2ª CNArq) constitui processo participativo de diálogo entre Estado e sociedade, destinado a avaliar a política nacional de arquivos e a formular diretrizes para seu aperfeiçoamento, reconhecendo os arquivos como essenciais à cidadania e à democracia. Tendo como importante referencial a 1ª Conferência Nacional de Arquivos, realizada em 2011, a 2ª CNArq busca enfrentar os desafios contemporâneos do campo arquivístico e ampliar a participação social na elaboração de políticas públicas de Estado.
Na Comissão Organizadora Nacional (CON), instância de deliberação e orientação do processo conferencial, encontram-se em fase de consolidação os documentos estruturantes da 2ª CNArq, que serão divulgados em breve. Estes instrumentos estabelecerão os marcos conceituais, normativos e metodológicos para a realização de todas as etapas conferenciais.
Além da etapa nacional, a 2ª CNArq também será composta por etapas estaduais, municipais e livres. Tais momentos são centrais para o processo conferencial, por assegurarem capilaridade territorial, diversidade de perspectivas e efetiva participação social. Arquivos públicos, associações profissionais, instituições acadêmicas e outras organizações da sociedade civil desempenham papel estratégico nesse processo, atuando como espaços de debate, construção coletiva e sistematização de propostas que subsidiarão a etapa nacional.
As instâncias interessadas na realização de etapas estaduais, municipais e livres já podem iniciar sua organização. Como primeiro passo, recomenda-se a constituição formal de uma comissão organizadora por meio de ato próprio. Essa comissão será responsável pela condução política, administrativa e operacional da respectiva etapa, observadas as diretrizes definidas pela Comissão Organizadora Nacional.
Uma vez constituída esta comissão é possível avançar em providências iniciais essenciais, como a definição de datas, a reserva de espaços físicos ou virtuais, a articulação institucional com parceiros estratégicos e o planejamento das ações de divulgação e mobilização local.
A Coordenação Executiva Nacional (CEN), no âmbito de suas competências, coloca-se à disposição para orientar metodologicamente e apoiar a mobilização das etapas preparatórias, oferecendo subsídios sobre procedimentos, formatos e boas práticas, sempre em consonância com os documentos oficiais aprovados pela CON. Convidamos, desde já, as instâncias interessadas a estabelecer diálogo com a CEN, manifestar seu interesse e iniciar os preparativos para a realização das etapas da 2ª Conferência Nacional de Arquivo.
Acompanhem as informações da 2ª CNArq pelo instagram https://www.instagram.com/2cnarquivos e em breve pelo site www.2cnarquivos.org. As questões podem ser encaminhadas para o e-mail 2cnarquivos@an.gestao.gov.br.