Notícias
Oficina em Manaus (AM) debate caminhos para adaptar cidades amazônicas às mudanças do clima
Os participantes da oficina do Projeto AdaptAÇÃO, realizada em Manaus. Crédito: Divulgação/MCID.
As políticas públicas do Ministério das Cidades estiveram no centro das discussões realizadas nesta quarta-feira (15) durante a oficina “Diálogos para Sustentabilidade Urbana no Amazonas: instrumentos urbanos na perspectiva da adaptação climática”, promovida pelo Centro de Ciências do Ambiente da Ufam, em Manaus (AM). O encontro reuniu gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil para refletir sobre como as cidades amazônicas podem se adaptar aos efeitos da crise climática.
A atividade faz parte do Projeto AdaptAÇÃO, uma parceria entre o Ministério das Cidades e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) e do Observatório das Metrópoles. O projeto apoia municípios no fortalecimento de seu planejamento urbano, incorporando a perspectiva climática às políticas locais.

- O diretor Yuri Della Giustina em contato direto para transformar a política de adaptação das cidades às mudanças do clima. Crédito: Divulgação/MCID.
No decorrer da oficina, o diretor do Departamento de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital do Ministério das Cidades, Yuri Della Giustina, destacou que a iniciativa representa um novo olhar do governo federal para o desenvolvimento urbano. “Mais do que pensar em obras, o que buscamos é preparar gestores e comunidades para compreenderem os riscos, planejarem juntos e construírem soluções que façam sentido para cada território”, explicou.
Além de apresentar resultados parciais do projeto, a oficina serviu para aproximar governo, academia e sociedade civil em torno de uma agenda comum de sustentabilidade. Com o Projeto AdaptAÇÃO, o Ministério das Cidades tem buscado articular políticas públicas que tornem os municípios mais preparados e resilientes, a fim de promover um tipo de urbanismo capaz de dialogar com as pessoas, com o território e com o clima.
Inscrições abertas
No âmbito do Projeto AdaptAÇÃO, estão abertas até 21 de outubro as inscrições para municípios interessados em receber apoio técnico do Ministério das Cidades. Serão selecionadas 50 cidades que desejem aperfeiçoar seus instrumentos de planejamento urbano, incorporando a perspectiva das mudanças climáticas e fortalecendo sua capacidade de adaptação. As inscrições podem ser realizadas de forma online, por meio deste link.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br