Notícias
Minha Casa, Minha Vida é destaque na abertura do Summit Abrainc 2025
Foto: Gabriel Oliveira
O ministro das Cidades, Jader Filho, participou nesta quarta-feira (28) do painel de abertura do Summit Abrainc 2025, em São Paulo. Com o tema “Conexões estratégicas para um mercado mais forte”, o evento reuniu representantes do setor público e privado para debater soluções para cidades mais conectadas e inclusivas.
Ao lado do presidente da Abrainc, Luiz França, o ministro ressaltou a força e a importância do Minha Casa, Minha Vida, que já contabiliza 8,5 milhões de habitações entregues em todo o Brasil, promovendo o sonho da casa própria para milhões de famílias.
Ele também destacou o papel estratégico do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no setor: “O FGTS é um exemplo para o mundo. É um pilar essencial para o desenvolvimento urbano, social e econômico do país, além de ser um motor de transformação para o setor imobiliário”, afirmou.
O presidente da Abrainc, Luiz França, reforçou a importância do programa habitacional do governo federal. Segundo ele, 46% das famílias brasileiras pretendem adquirir um imóvel para sair do aluguel, cujo valor teve aumento expressivo nos últimos anos.
“A criação do Minha Casa, Minha Vida Classe Média foi um impulso importante para ampliar o acesso à moradia. E isso só é possível graças a um trabalho técnico bem coordenado pelo ministro Jader Filho”, declarou.
Outro ponto de destaque na fala do ministro Jader Filho foi o crescimento nas contratações da Faixa 1, voltada às famílias com menor renda.
“Percebemos que muitas dessas famílias conseguiam pagar as parcelas do financiamento, mas não tinham o valor necessário para a entrada. Por isso, buscamos parceria com estados e municípios para subsidiar essa etapa e viabilizar o acesso à moradia”, explicou.
Para encerrar, o ministro apresentou a modalidade de Compra Assistida, utilizada com sucesso no Rio Grande do Sul, como solução para atender famílias da Favela do Moinho, em São Paulo:
“A Compra Assistida — que permite a aquisição de imóveis prontos — tem se mostrado eficaz. Só no Rio Grande do Sul, conseguimos entregar 2.300 moradias em três meses. A meta é chegar a 3 mil unidades até o fim deste mês. Essa é uma alternativa concreta para atender também as famílias da Favela do Moinho.”
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
