Notícias

Cultura

Secretaria Especial da Cultura entrega premiações do Edital Funarte de Apoio a Bandas de Música

Publicado em 30/04/2021 16h03 Atualizado em 30/04/2021 16h24
foto secretario entrega instrumentos.jpeg

Foto: Ascom/Secult

De olho na preparação da cadeia produtiva da música, a Secretaria Especial da Cultura realizou, nesta sexta-feira (30), a entrega das premiações do Edital Funarte de Apoio a Bandas de Música, apoiada financeiramente pelo Governo Federal atingindo as 5 regiões do país. O projeto que inclui iniciativa, como a distribuição de instrumentos musicais de sopro a grupos musicais resulta de um investimento de mais de R$ 5 milhões do Governo Federal.

O Edital Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música, lançado pela Fundação Nacional de Artes, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, consistiu numa seleção, em âmbito nacional, para distribuição gratuita de instrumentos de sopro, propiciando a melhoria técnica e artísticas desses conjuntos musicais.

Entrega

O Secretário Especial da Cultura, Mario Frias, fez a entrega das premiações, no Complexo Cultural Funarte – Brasília, em evento simbólico. Na solenidade, o Secretário Especial da Cultura disse que, ‘Quando damos condições a grupos musicais para serem contemplados em ações como essas, estamos criando um ambiente favorável para tornarem-se mais técnicos e que possam ter mais condições de propagar o ensino de forma especializada’. Ainda, durante o seu discurso, falou que ‘Editais como esses estarão, cada vez mais, presentes na minha gestão, pois acredito que a Música é uma ferramenta de inserção social eficaz e que possibilita um resultado rápido com transformações surpreendentes’, finalizou.                                                                 

Projetos


Foram contemplados 373 projetos para distribuição gratuita dos instrumentos de sopro, que foram divididos pelas cinco regiões do país. Conforme análise da comissão de seleção. Ela decidiu por premiar mais propostas do que o previsto, sendo que os projetos que tiveram pontuação menor receberam menos instrumentos e os que obtiveram as maiores pontuações receberam os cinco instrumentos.

 

Ascom/ Secult