Notícias
INSTITUCIONAL
Vídeo apresenta iniciativa do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade
O Ministério do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), lança nesta sexta-feira (01.07) o vídeo da iniciativa vencedora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/2022, o Conexão Baré – da Braziliando Viagens e Vivências. Durante 4 minutos e meio, o espectador é presenteado com imagens que mostram a grandiosidade da Amazônia e o impacto do projeto desenvolvido junto à comunidade de Nova Esperança, na Amazônia. Um sonho partilhado por mãe e filha.
O projeto pensado durante o auge da pandemia de Covid-19 encontrou formas de garantir que o turismo continuasse contribuindo para a geração de renda para a comunidade. “Estava impossível fazer viagens e depois de algumas alternativas pensadas, surgimos com esse projeto de experiência online na comunidade”, explicou Teresa Taranto, uma das idealizadoras da iniciativa.
Ter o trabalho reconhecido pela entidade é motivo de orgulho e felicidade. “Sempre vi premiações que eram uma referência e o prêmio Braztoa era um deles. Essas empresas e instituições premiadas no passado serviram de inspiração pra gente e, hoje, ver o reconhecimento desse trabalho é emocionante”, relatou Ana Taranto.
“Esta foi uma edição muito especial do Prêmio, que focou na resiliência e no trabalho conjunto como grandes diferenciais para a travessia de períodos desafiadores para todos. Fazer uma entrega incrível como esse vídeo produzido pelo Ministério do Turismo, nosso parceiro, em tempo recorde, vai além da premiação e chega ao principal propósito do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade: inspirar cada vez mais boas inciativas" Roberto Haro Nedelciu - Presidente da Braztoa
A premiação, promovida pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), contou com mais de 100 inscritos e teve o objetivo de reconhecer iniciativas de superação aos problemas enfrentados pelo setor frente à pandemia. Na edição deste ano, os participantes foram avaliados a partir de um ponto em comum: a resiliência e seus resultados práticos. Foi levada em consideração a capacidade de desenvolvimento de iniciativas sustentáveis em projetos que lhe permitissem sobreviver e se reinventar na pandemia; o impacto positivo nas pessoas e no planeta; e os resultados econômicos.
Para o ministro Carlos Brito, iniciativas como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade inspiram o setor e estimulam o surgimento de novas iniciativas. “Temos muito orgulho em sermos parceiros de uma iniciativa tão inspiradora e que eleva a atividade turística a um novo patamar”, elogiou o ministro.
CONEXÃO BARÉ – Trata-se de uma experiência de viagem imersiva, interativa e on-line, que também se mostrou inclusiva. É realizada por meio de uma videochamada de duas a três horas, mas que dura cerca de uma semana. Antes da “viagem”, as pessoas recebem informações e começam a imergir na cultura indígena. Da criação do clima de voo e travessia de barco até a comunidade, à recepção por um indígena que fala sobre o local e os “guia” até os pontos onde são desenvolvidas as atividades culturais do roteiro, os viajantes virtuais podem interagir a todo momento.
Uma vez que essas pessoas não precisam se deslocar até o destino, não há emissão de CO2 e é possível a participação de pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade e com restrições financeiras, ou até que têm medo de voar ou navegar.
Por Lívia Nascimento
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo