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ROADSHOW

“O Brasil, que tem a maior carteira de concessões rodoviárias do mundo, vai consolidar um pipeline robusto de projetos ferroviários", diz Renan Filho

Em Nova Iorque, ministro dos Transportes apresenta carteira de projetos rodoviários e ferroviários e fala sobre a importância da integração entre os modais
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Publicado em 15/05/2025 18h35 Atualizado em 19/05/2025 14h44
Foto ministro Nova Iorque
"Estamos mostrando ao mundo a força da infraestrutura brasileira", afirma Renan Filho durante roadshow internacional. - Foto: Marcio Ferreira/MT
Ministro em Nova Iorque
Brasil se posiciona como destino estratégico para investimentos internacionais. - Foto: Marcio Ferreira/MT
Ministro Nova Iorque
O Brasil possui a maior carteira de concessões rodoviárias do mundo e trabalha para consolidar uma carteira ferroviária robusta, destaca o ministro Renan Filho, em Nova Iorque. - Foto: Marcio Ferreira/MT
Ministro em Nova Iorque
Serão R$ 138,6 bilhões em investimentos ferroviários até 2027. - Foto: Marcio Ferreira/MT

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou nesta quinta-feira (15) em Nova Iorque (EUA), o potencial dos projetos rodoviários e ferroviários brasileiros. Com 12 leilões rodoviários já realizados na sua gestão e a previsão de fazer outros 13 até o fim de 2025, o ministro apresentou também aos maiores investidores norte-americanos o pipeline do setor de ferrovias.

A proposta, que visa à integração logística do país, deve ser executada por meio de leilões ferroviários e repactuações contratuais, com previsão de investimentos de R$ 54 bilhões distribuídos em três ativos. Para Renan Filho, a infraestrutura brasileira precisa ser reposicionada de acordo com a nova geografia da produção e do consumo no país, especialmente considerando o deslocamento da carga para o Centro-Oeste nas últimas décadas. Além disso, chamou a atenção para o atual cenário geopolítico e econômico, e como ele pode abrir oportunidades para o Brasil atrair capital estrangeiro.

“O Brasil, hoje, possui a maior carteira de concessões rodoviárias do planeta e deseja também consolidar uma carteira robusta de concessões ferroviárias, para atrair investimentos privados com rentabilidade, sustentabilidade ambiental e foco na segurança alimentar do planeta. Isso representa uma complementaridade estratégica da nossa economia com diversas regiões do mundo, especialmente em um momento como este, em que os Estados Unidos impõem tarifas e geram uma insegurança global sem precedentes”, destacou.

Brasil nos trilhos

O Sudeste lidera os investimentos no setor ferroviário, com previsão de R$46,9 bilhões; em seguida, vêm o Nordeste (R$ 33,1 bilhões), o Norte (R$ 30 bilhões) e o Oeste (R$ 28,6 bilhões). Entre os projetos destacados estão: Nova Fiol 1 Porto, Açailândia–Barcarena, EF-118, Corredor Minas–Bahia, Ferrogrão e conexões como Salgueiro–Suape e Fortaleza–Sobral.

A prioridade do governo é o corredor Fico–Fiol, formado pelas ferrovias de Integração Centro-Oeste (Fico) e Oeste–Leste (Fiol), apontado como eixo estratégico para o escoamento de grãos e minérios até portos do litoral baiano.

Segundo o secretário nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Ribeiro, para viabilizar os projetos, o governo aposta em um modelo híbrido: concessões com aportes públicos para cobrir a diferença entre o custo da obra e o retorno esperado, e repactuações com as atuais concessionárias. “A grande novidade aqui são os aportes governamentais”, destacou.

“Os contratos estabelecem mecanismos de compartilhamento de risco, trazendo a experiência do setor rodoviário. Estamos fazendo algo inédito, que é a integração. O diferencial desta missão é colocar rodovias e ferrovias lado a lado, para mostrar ao mundo que a intermodalidade, a infraestrutura integrada brasileira, é o que realmente funciona do ponto de vista pragmático: a rodovia levando a carga até os terminais rodoferroviários e a ferrovia transportando essa carga até os portos”, concluiu.

Na estrada

Para 2025, o pipeline do Ministério dos Transportes prevê R$161 bilhões em investimentos e 8.449 quilômetros de novas concessões em 15 leilões de concessões de rodovias à iniciativa privada. Para 2026, a carteira esperada é de mais de 20 projetos de concessões rodoviárias.

Entre os destaques da pasta está o Programa de Otimização de Contratos, desenvolvido pelo MT em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é destravar R$ 110 bilhões em investimentos até 2026, em rodovias concedidas à iniciativa privada, por meio do reequilíbrio de contratos considerados “estressados”, ou seja, com desempenho insatisfatório e defasagens técnicas e financeiras.

“É uma inovação com um potencial imenso de investimentos. Essa é uma solução boa para a concessionária, boa para o usuário e boa para o país”, afirmou a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, durante o roadshow nos Estados Unidos, que teve início na segunda-feira (12) e se encerra nesta sexta-feira.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura
Tags: RoadshowConcessões RodoviasFerroviasInvestimento

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