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Notícias

INFRAESTRUTURA

Ministério dos Transportes conclui manutenção em 35 Obras de Arte Especiais no Paraná

Os serviços realizados promovem mais segurança aos usuários e prolongam a vida útil de pontes e viadutos. O Governo Federal investiu cerca de R$ 8,5 milhões
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Publicado em 28/02/2025 17h00 Atualizado em 28/02/2025 17h09
Foto: Divulgação/DNIT

Foto: Divulgação/DNIT

O Ministério do Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), finalizou as obras de manutenção em 35 estruturas caracterizadas como Obras de Arte Especiais (OAEs) no Paraná. As atividades foram executadas ao longo das rodovias BR-272/PR, BR-376/PR, BR-487/PR, BR-158/PR e BR163/PR. As melhorias tiveram um investimento do Governo Federal de aproximadamente R$ 8,5 milhões.   

Das 35 estruturas atendidas no contrato de manutenção, o DNIT atuou em 16 pontes, 17 viadutos e duas travessias. As OAEs estão localizadas nos municípios de Umuarama, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Londrina, Capanema, Maringá e Curitiba. 

As intervenções fazem parte do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (Proarte), responsável pelo gerenciamento de serviços de manutenção e de reabilitação em OAEs, caracterizados como pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção, que integram a malha rodoviária federal em todo o país. 

Melhorias 

 Para a realização das atividades de manutenção foram executados diversos serviços como limpeza, recomposição de drenos, manutenção estrutural, pintura com nata de cimento, instalação de pingadeiras, substituição de juntas de dilatação e cobertura de armaduras expostas.    

As manutenções são atividades corretivas com periodicidade rotineira e tem como objetivo conservar e prolongar a vida útil das estruturas, visando mais conforto e segurança aos usuários.   

Vias estratégicas  

As obras têm em comum a importância de garantir a trafegabilidade das vias e, sobretudo, o escoamento da produção agrícola do estado. A BR-376/PR, por exemplo, conecta a região da segunda cidade mais populosa do estado, Londrina, com a capital Curitiba e faz ligação com o Porto de Paranaguá, destaque na movimentação de cargas do complexo soja no ano de 2024.  

As obras na BR-487/PR atualizam um corredor essencial para o escoamento da produção agropecuária, especialmente, de grãos, carne e madeira. Conhecida historicamente como Estrada Boiadeira, liga regiões produtoras do Noroeste do Paraná a São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de também dar acesso ao Porto de Paranaguá. As rodovias BR-158/PR e BR-272/PR complementam esses eixos e recebem um fluxo intenso, principalmente de caminhões de carga.  

Na rodovia BR-163/PR, está a ponte sobre o Rio Iguaçu, que liga Realeza a Capitão Leônidas Marques, polos importantes para o desenvolvimento da região, pois são corredores vitais ao escoamento de produtos e ao tráfego de veículos.  

Mesmo com o crescimento de outras opções logísticas de transportes, os trechos continuarão a desempenhar um papel extremamente relevante no desenvolvimento e na integração da infraestrutura do estado. 

Com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT 

Assessoria Especial de Comunicação 
Ministério dos Transportes  

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: Obras DNITOAEsInfraestruturaParaná

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