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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2025 02 Concessão da BR-381/MG começa com máquinas na pista: primeiros 100 dias serão de trabalho intenso
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Notícias

RODOVIAS

Concessão da BR-381/MG começa com máquinas na pista: primeiros 100 dias serão de trabalho intenso

Correção de ponte em João Monlevade, recuperação de pavimento, nova sinalização e reforço na iluminação integram plano apresentado ao ministro Renan Filho, durante evento em Belo Oriente
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Publicado em 06/02/2025 19h36 Atualizado em 10/02/2025 14h58
Ministro Renan Filho acompanhou lançamento do Plano de 100 Dias apresentado pela concessionária Nova 381, em em Belo Oriente, Minas Gerais
Ministro Renan Filho acompanhou lançamento do Plano de 100 Dias apresentado pela concessionária Nova 381, em em Belo Oriente, Minas Gerais - Foto: Márcio Ferreira/MT
Lançamento do Plano de 100 Dias marca início das obras na BR-381/MG
Lançamento do Plano de 100 Dias marca início das obras na BR-381/MG - Foto: Márcio Ferreira/MT
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Ministro Renan Filho ressaltou o grande diferencial desta concessão: início imediato das obras e diálogo aberto com a sociedade - Foto: Márcio Ferreira
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Lançamento do Plano de 100 Dias marca início de obras na BR-381/MG - Foto: Márcio Ferreira
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Lançamento do Plano de 100 Dias marca início de obras na BR-381/MG - Foto: Jeff D'Ávila
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O trecho da BR-381/MG que passou à administração da Nova 381 vai de Belo Horizonte a Governador Valadares, atravessando 21 cidades - Foto: Jeff D'Ávila
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Ações iniciais na BR-381/MG incluem correção de ponte em João Monlevade, recuperação de sinalização e operação tapa buraco - Foto: Márcio Ferreira

As primeiras ações para garantir a segurança de quem trafega pela BR-381/MG tiveram início nesta quarta-feira (6), quando a gestão da rodovia foi assumida pela concessionária Nova 381. Após vencer leilão histórico em agosto de 2024, a empresa deu início a intervenções imediatas com reparos de ponte e pavimento e reforço na iluminação. O conjunto de trabalhos integra o Plano de 100 Dias, apresentado ao ministro dos Transportes, Renan Filho, durante evento em Belo Oriente, Minas Gerais. 

De acordo com ministro, o planejamento é marco para a população e na história da rodovia, pois ao mesmo tempo em que dá transparência a compromissos assumidos, garante que os efeitos positivos das intervenções sejam sentidos nos primeiros meses da concessão. “Um grande diferencial dessa concessão é que, além das obras que começam imediatamente, será iniciado também um diálogo aberto com a sociedade. A empresa vai estabelecer uma comunicação com os municípios ao longo da BR 381, esclarecendo como vai funcionar o projeto, os novos serviços e as melhorias que serão feitas. Além das duplicações, dos contornos e das travessias urbanas, teremos vários outros serviços essenciais, como atendimento médico, câmeras de segurança e Wi-Fi gratuito ao longo de todo o trecho”, detalhou o ministro.

Em relação à mão de obra envolvida nos serviços previstos, o ministro Renan Filho recomendou à concessionária Nova 381 que priorize a contratação de mão de obra local. “Certamente, no Vale do Aço, há engenheiros, operadores de máquinas e demais profissionais da construção civil que querem trabalhar. A orientação é valorizar a contratação de mão de obra da região, o que vai gerar mais oportunidades e também fortalecer a economia local”, pontuou.

Ações imediatas

A concessão da BR-381/MG vai garantir investimentos da ordem de R$ 9 bilhões ao longo dos próximos 30 anos. 

Conforme o Plano de 100 dias, estão entre as primeiras intervenções:  

- Ações de correção na ponte "Torta", localizada em João Monlevade 

- Recuperação das sinalizações horizontal e vertical ao longo da estrada

- Roçada e limpeza da faixa de domínio

- Operação tapa buraco 

- Limpeza de galerias

- Limpeza da drenagem

- Roçagem da faixa de domínio 

- Revitalização dos guardrails

A partir de agosto deste ano, começa a operar o serviço de guinchos e ambulâncias da concessionária e o usuário passará a contar com um sistema permanente de monitoramento, inspeção de tráfego, apoio na rodovia, resgate e atendimento pré-hospitalar. Também será disponibilizado atendimento telefônico para informações sobre a rodovia e bases avançadas de apoio ao usuário. 

Já ao longo dos próximos anos, o projeto de concessão da rodovia mineira prevê a duplicação de 106 quilômetros de pistas; construção de 83 quilômetros de faixas adicionais; correção de 51 pontos críticos no traçado; instalação de 20 passarelas para pedestres e recuperação de outras três, além da instalação de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros.

Sobre o impacto do tráfego durante o período de obras, Renan Filho explicou que estão sendo realizadas análises para minimizar ao máximo os problemas. “Nos esforçaremos para realizar intervenções noturnas nas travessias urbanas, nos trechos mais movimentados e nas obras de arte que receberão os primeiros investimentos. Caso seja necessário interditar uma das faixas, vamos avaliar cuidadosamente a melhor abordagem para garantir a fluidez do trânsito”, disse o ministro, acompanhado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e do diretor-presidente da Nova 381, Marcelo Boaventura, entre outras autoridades.

O trecho da rodovia que passou à administração da  Nova 381 possui 303,4 quilômetros e vai de Belo Horizonte a Governador Valadares, atravessando 21 cidades. Esta estrada é considerada uma das mais perigosas do Brasil, devido à alta sinuosidade do traçado e um histórico de manutenção com investimentos aquém do necessário. 

Para além da concessão, as ações para transformar a BR-381/MG em "rodovia da vida" incluem a duplicação da rodovia entre Belo Horizonte e Caeté. Esse trecho, no entanto, não entrou no projeto de concessão e as obras ficarão a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), devido ao aspecto urbano das obras e a necessidade de desapropriações. O projeto executivo está em fase final de elaboração. 

Menor pedágio

Como forma de assegurar justiça tarifária, o leilão da BR-381/MG manteve por critério o maior desconto sobre o valor do pedágio. Além disso, a cobrança da tarifa pela concessionária terá início somente em 2026, em cumprimento às regras impostas no projeto de concessão pelo Ministério dos Transportes. 

Alinhada ao Novo PAC, a Nova Política de Outorga do Ministério dos Transportes ajustou a modelagem dos contratos para promover uma maior disputa pelo sistema, menor impacto financeiro aos usuários e rentabilidade adequada aos concessionários, com garantia de investimentos na ampliação e manutenção das rodovias. 

Assessoria Especial de Comunicação

Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: BR 381Nova 381ConcessãoMinas GeraisRodovias

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