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RODOVIAS

Renan Filho inaugura passagem na BR-343 para desafogar o trânsito no coração da capital Teresina

”O nordeste brasileiro dá bons exemplos ao país, o governo do presidente Lula investe no Piauí e vê os resultados”, declarou o ministro dos Transportes. Obra de R$46 milhões faz parte de pacote de melhorias no estado
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Publicado em 03/09/2024 15h06 Atualizado em 04/09/2024 10h25
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Obra teve investimento de cerca de R$46 milhões - Foto: Marcio Ferreira/MT
ladeira do uruguai dnit piaui.jpeg
Ladeira do Uruguai, na interseção da rodovia BR-343/PI com a Avenida João XXIII - Foto: DNIT
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Obra ajudou a gerar emprego na região - Foto: Marcio Ferreira/MT
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A passagem já está liberada ao trânsito - Foto: Marcio Ferreira
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A trincheira aumenta a segurança em uma região com aumento de moradores- Foto: Marcio Ferreira/MT
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A trincheira, que permite a passagem de veículos por baixo da via, melhora a segurança e a fluidez- Foto: Marcio Ferreira/MT
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A obra vai permitir o fim da espera no cruzamento das estradas - Foto: Marcio Ferreira/MT
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A BR-343 é uma rodovia diagonal do Piauí que conecta o litoral ao sul do estado, de Luís Correia a Bertolínia, passando por Teresina, com 742 km de extensão - Foto: Marcio Ferreira/MT

O trecho da Ladeira do Uruguai, na BR-343/PI, em Teresina (PI), é conhecido pelos engarrafamentos. O alto fluxo de veículos que passam pela via diariamente culmina o encontro de duas importantes avenidas da cidade e, sem a passagem de nível, a única opção do motorista era esperar preso no trânsito. Agora, o principal ponto de estrangulamento na rodovia acabou. O Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entregou nesta terça (3) a Trincheira Ladeira do Uruguai, na interseção da rodovia BR-343/PI com a Av. João XXIII, entre os Km 340,98 e Km 341,50, com uma extensão total de 1,027 km. A obra vai permitir o fim da espera no cruzamento das estradas.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a importância da obra no evento de inauguração da trincheira. "Essa obra ajudou a gerar emprego e vai ajudar a acelerar a vida das pessoas, o que significa mais tempo para o lazer, para o trabalho produtivo e isso ajuda o Brasil a avançar. O nordeste brasileiro dá bons exemplos ao país. O Piauí cresce mais do que a média nordestina e demonstra que a gente pode ir mais longe. O governo do presidente Lula investe aqui e vê os resultados, junto com o governo estadual do Rafael Fonteles”, pontuou.

“Hoje gasto em média 7 minutos parada no trecho. Parada mesmo. Após a entrega da obra, espero eliminar esse tempo e o estresse com engarrafamento, respirando poluição. Penso que até esteticamente a via vai ficar melhor”, relata a professora Iraneide Soares da Silva. Moradora do bairro Novo Uruguai, ela explica que essa é a única via de acesso ao colégio da filha, ao supermercado que frequenta e ao seu trabalho, na Universidade Estadual do Piauí, que fica no Pirajá, região norte de Teresina.

Além de agilizar o trânsito, a trincheira aumenta a segurança em uma região com aumento de moradores. “O número de conjuntos habitacionais e residências vem crescendo nessa saída para a região norte do estado. A trincheira também vai melhorar o fluxo de veículos em direção à saída para o litoral”, avalia o inspetor da PRF do Piauí, Adel Barbosa. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do estado, os acidentes em rodovias ocorrem com maior frequência do que em trechos não urbanizados. Para se ter uma ideia, em 2023 foram 366 acidentes em áreas não urbanizadas e 460 em regiões urbanizadas da BR-343/PI.

Renan Filho ainda reforçou que esta é só uma das melhorias que a pasta está promovendo na malha rodoviária do estado. “Temos na verdade 3 conjuntos importantes de obras no estado. As melhorias urbanas da BR-343, esses 5,2 quilômetros e faremos a duplicação deles. Construiremos 5 viadutos, inclusive uma nova ponte, essa é uma obra de R$150 milhões. A terceira obra importante é a duplicação de Teresina até Altos, 27 quilômetros, também incluída no Novo PAC. Projeto pronto, e publicaremos o edital ainda dentro do mês de setembro, uma obra de R$290 milhões de reais."

Um dos beneficiados por esses investimentos é o gerente administrativo Sabino Feitosa Lopes, que trabalha no bairro Horto, na zona leste de Teresina. Ele vai usar a trincheira todos os dias para ir e voltar do serviço. “Antes era um sacrifício fazer o balão que existia lá. Com o aumento de veículos, devido ao crescimento da cidade mesmo, se formavam engarrafamentos quilométricos”, avalia Sabino. “A trincheira vai melhorar substancialmente a mobilidade aqui. Estou muito feliz com essa obra. Demorou, mas vai valer a pena”, comemora.

Após a cerimônia de inauguração, a passagem já está liberada ao trânsito. Também participaram da entrega o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, entre outras autoridades.

Sobre a obra

A trincheira, que permite a passagem de veículos por baixo da via que já existia, vai melhorar as condições de segurança e trafegabilidade, proporcionando maior fluidez e segurança, já que elimina cruzamentos. Com o aporte de aproximadamente R$ 46 milhões, a obra tem extensão de 420m sob a rótula (ou balão) existente, onde será composta de duas pistas, cada uma com 7,20m de largura, separadas por uma barreira New Jersey, faixas de segurança com 0,50m e acostamentos com 1,50m; entre o acostamento e o muro existe a previsão de um refúgio/guarda-rodas com largura de 0,40m.

Integrado ao Contorno Rodoviário de Teresina, o empreendimento inclui os viadutos do Mercado do Peixe e do Dirceu, a duplicação de um trecho da BR-343 entre a Ladeira do Uruguai e a ponte sobre o rio Poti, no Conjunto Tancredo Neves. O projeto desenvolvido pelo DNIT disciplina o tráfego na confluência das BR-343 (Av. João XXIII) Timon – Altos, com melhoria nas alças que dão sentido a BR-316/PI (através da BR-343/PI) e Avenida Zequinha Freire.

A BR-343 é uma rodovia diagonal do Piauí, que liga o litoral ao sul do estado, iniciando na cidade de Luís Correia e finalizando na cidade de Bertolínia, passando pela capital Teresina, com uma extensão total de 742 quilômetros. Além disso, contribui para o desenvolvimento do Estado, visto que liga a capital (Teresina) ao litoral, o que proporciona o desenvolvimento do turismo, além de interligar o Piauí ao Ceará, no entroncamento com a BR-404.

No Piauí, o Ministério dos Transportes também atua na construção da ponte que fará a ligação entre os municípios de Santa Filomena, no Piauí, e Tasso Fragoso, no Maranhão. A obra faz parte do projeto de implantação da BR-330/PI e deve ser uma importante ligação para facilitar o escoamento da produção de grãos da região, conectando os municípios do sul piauiense à região produtora de Balsas/MA. Nas próximas semanas, a autarquia deve licitar obras de duplicação nas BRs 343/PI e 316/PI, que trarão impactos positivos para a mobilidade urbana da capital Teresina.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: PiauíRodoviasBR-343/PI

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