Notícias
Ministro Luiz Marinho recebe representantes da embaixada da China
Foto: Matheus Itacarambi / MTE
Brasília - O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu representantes da embaixada da China no Brasil para discutir o fortalecimento das relações bilaterais na área do trabalho. A audiência contou com a presença do ministro da embaixada chinesa, Xing Wenju, e teve como foco o desenvolvimento de parcerias voltadas à promoção de condições dignas de trabalho.
Um dos principais pontos abordados foi a construção de um memorando de entendimentos sobre segurança e saúde no trabalho, que está sendo elaborado em conjunto pelos ministérios do Trabalho dos dois países. O objetivo é ampliar a cooperação técnica e fomentar o intercâmbio de boas práticas voltadas à proteção dos trabalhadores.
O documento, que deverá ser assinado em agosto, tem como objetivo ampliar a cooperação técnica entre os dois países. Para o ministro Luiz Marinho, o momento atual representa uma das fases mais positivas das relações entre Brasil e China, marcado pela disposição mútua ao diálogo e pela construção de acordos que respeitam a legislação brasileira e promovem o trabalho decente.
Na reunião, também foram discutidos temas relacionados ao combate ao trabalho escravo, reforçando o compromisso do governo brasileiro com a garantia de direitos e com a transparência nas relações de trabalho. Ambas as partes manifestaram interesse em avançar na cooperação bilateral em áreas estratégicas do mundo do trabalho.
Também participaram da reunião a ministra-conselheira da embaixada da China, Shao Yingjun; o conselheiro Xiang Yu; e o terceiro secretário Wu Xingmeng. Pelo Ministério do Trabalho e Emprego, estiveram presentes o secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Mello, e a chefe substituta da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais, Ana Clara Mattos.