Notícias
Trabalho e Emprego
MTE participa de audiência pública na Bahia e reforça compromisso com o trabalho decente
Foto: Arquivo MTE
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) participou, na última sexta-feira (15), da audiência pública “O Sisal nos Emancipou”, realizada no município de Várzea Nova (BA), um dos 65 produtores da fibra no estado. A Bahia concentra 96% de toda a produção nacional de sisal, consolidando-se como principal polo do setor no Brasil.
O encontro reuniu trabalhadores, produtores, gestores públicos e representantes de diversas instituições para discutir os desafios e buscar soluções para o fortalecimento da cultura do sisal, desde o cultivo e a colheita até o beneficiamento nas comunidades locais. Além de alternativas que garantam renda, inovação e sustentabilidade, também foram debatidas questões como as condições de trabalho no setor e os obstáculos à mecanização da produção, considerada uma das principais bases econômicas e culturais da região
Ao comentar os avanços do debate promovido na audiência, o coordenador de Diálogo Social e Promoção do Trabalho Decente da Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE, Luiz Henrique Ramos, afirmou que a troca entre os diferentes atores da cadeia do sisal pode marcar um novo momento para o setor. “A expectativa é que este debate marque um ponto de virada para o fortalecimento da cultura do sisal, impulsionando políticas públicas capazes de garantir desenvolvimento econômico e social com trabalho decente”, afirmou.
Ramos destacou que a audiência foi um momento fundamental de escuta ativa e construção coletiva. Segundo ele, o diálogo aberto com os diversos atores da cadeia produtiva possibilitou a identificação de temas centrais para o setor, como a modernização do maquinário, o acesso a linhas de financiamento, a qualificação dos trabalhadores e a valorização do sisal, cujo preço atual é de R$ 4,09 por quilo, conforme dados do governo federal para a safra 2025/2026. O debate também evidenciou a necessidade de enfrentar irregularidades relacionadas à saúde, à segurança no trabalho e às formas de contratação.
Durante o evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, anunciou a criação do Grupo de Trabalho (GT) para a Estruturação e o Desenvolvimento Sustentável da Cadeia Produtiva do Sisal. A iniciativa, que reúne representantes do governo, produtores e entidades do setor, tem como objetivo modernizar o processo produtivo, ampliar o aproveitamento integral da planta e promover a valorização dos trabalhadores envolvidos na atividade. “Estamos unindo forças para modernizar processos, valorizar quem trabalha na ponta e abrir novos mercados”, disse.
Na ocasião, o governo local realizou a entrega simbólica de 1.800 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que beneficiarão cerca de quatro mil famílias envolvidas na produção da fibra.
A audiência, coordenada pela prefeita de Várzea Nova, Daiane Severina, contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e federais. Ao final do encontro, foi anunciada a criação de uma Comissão Estadual com a missão de manter o tema em pauta, fortalecer a presença do sisal nos mercados nacional e internacional e valorizar os trabalhadores e produtores da cadeia produtiva.