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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2025 Outubro Servidores pesquisadores ampliam eficiência e inovação no setor público
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VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES

Servidores pesquisadores ampliam eficiência e inovação no setor público

Produção científica no MGI orienta decisões estratégicas, valoriza carreiras e aprimora a entrega de serviços à sociedade
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Publicado em 28/10/2025 10h13 Atualizado em 28/10/2025 10h22

De estudos sobre inteligência artificial e governança de dados a análises sobre sucessão de lideranças e gestão de riscos, as produções acadêmicas desenvolvidas por servidoras e servidores evidenciam o papel estratégico do conhecimento na inovação e na eficiência do setor público. Pesquisas conduzidas por servidores da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) demonstram que a ciência está integrada à administração pública e influencia diretamente na forma como o Estado formula políticas e entrega serviços à sociedade.

Para o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso, o incentivo à pesquisa dentro da administração pública fortalece o Estado e qualifica as políticas voltadas ao desenvolvimento do país. “Quando unimos a experiência prática da gestão ao rigor acadêmico, conseguimos gerar evidências que orientam políticas mais eficientes, inovadoras e sustentáveis. Esse esforço fortifica o papel estratégico do conhecimento produzido dentro da administração pública, valorizando nossos servidores e ampliando a capacidade do governo de responder aos desafios do presente e do futuro”, afirma José Celso.

As pesquisas desenvolvidas por servidores e servidoras do MGI dão robustez à agenda de Transformação do Estado conduzida pelo MGI, que busca consolidar uma administração pública mais eficiente, transparente e comprometida com resultados para a sociedade, a partir do fortalecimento da gestão de pessoas, da valorização das carreiras e da promoção de políticas baseadas em evidências.

O diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas do MGI, Eduardo Almas, também destaca que a produção científica dos servidores representa um diferencial para a modernização da gestão pública. “Inovação e gestão baseadas em evidências caminham juntas. Ao investir em sua formação e apostar na pesquisa e no estudo, os servidores se desenvolvem do ponto de vista pessoal e profissional, além de trazerem essa bagagem de conhecimento para a administração pública, tornando-a mais moderna e eficiente”, observa o diretor.

Confira algumas pesquisas em destaque:

  • Governança e Inteligência Artificial 

O próprio diretor Eduardo Almas integra o grupo de servidores que conciliam prática e formação acadêmica. Entre julho e setembro, ele participou do curso internacional Governanza de la IA en la Administración Pública, promovido pelo Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD).

Durante o curso, produziu o trabalho “A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) do Governo Federal Brasileiro”, no qual analisou o Decreto nº 9.991/2019 e a Instrução Normativa nº 21/2021, que regulamentam a PNDP; investigou a cultura de planejamento de ações de desenvolvimento nas instituições federais; e examinou o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), elaborado anualmente pelos órgãos e entidades.

O estudo propôs ainda a criação de uma matriz de competências em Inteligência Artificial para gestores públicos. O trabalho foi selecionado entre os cinco melhores da turma e apresentado na Master Class de encerramento do curso, realizada em 11 de setembro.

  • Transformação Digital

Com mais de 35 anos de experiência em tecnologia, o economista Rogério Meneguim, servidor da Diretoria de Governança e Inteligência de Dados (Digid/SGP/MGI), desenvolveu dois estudos aplicados à transformação digital.

No primeiro, avaliou a ferramenta de inteligência artificial IA Legis, utilizada no Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe). A pesquisa comparou versões do sistema e coletou a percepção de 31 usuários. “Ao final, concluímos que a adoção de uma IA trouxe importantes melhorias aos usuários, maior produtividade e grande potencial de engajamento para sua disseminação e uso”, relata Meneguim.

Em outro estudo, o servidor analisou a emissão digital de certificados no aplicativo SouGov, com a participação de 58 respondentes. Os resultados apontaram que 83,6% consideram o modelo digital mais eficiente e 68,9% defendem sua ampliação. Para Rogério, os achados demonstram o avanço da confiança dos servidores na digitalização dos serviços públicos.

  • Representatividade Racial

Egresso da Diretoria de Provimento e membro da equipe do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o servidor Rafael Vieira Fernandes de Castro foi vencedor do Prêmio SBAP de Teses e Dissertações 2025 com o estudo “Burocracia representativa e desempenho de políticas públicas: efeitos da representação racial na implementação da lei de cotas em concursos públicos”.

A dissertação, defendida no mestrado profissional em Administração Pública da FGV/EBAPE e financiada pelo MGI, investigou os efeitos da diversidade racial na efetividade das políticas públicas. “Minha pesquisa buscou evidenciar como a representatividade racial e étnica dentro da burocracia pode impactar diretamente a implementação de políticas públicas. Não se trata apenas de uma questão de justiça social, mas também de eficiência no serviço público, reforçando a necessidade de consolidar um Estado mais inclusivo e conectado à realidade da sociedade brasileira”, destaca Rafael 

  •  Políticas de Gestão 

Na  Diretoria de Serviços de Aposentados e de Pensionistas e Órgãos Extintos (
Decipex/SGP/MGI), o diretor Marco Aurélio Alves da Cruz analisou o papel do Sigepe na implementação de políticas de gestão de pessoas. “Minha expectativa era de que a dissertação pudesse contribuir para o debate acadêmico e prático ao fornecer uma análise crítica e detalhada dos desafios”, explica o diretor.

A pesquisa concluiu que, embora o sistema ainda esteja concentrado em tarefas operacionais, ele tem potencial para se tornar um instrumento estratégico, desde que sustentado por boa governança e pela integração entre tecnologia e políticas públicas. 

Também na Decipex, o servidor Jefferson de Menezes Melo Filho examinou os obstáculos enfrentados por gestores públicos no cumprimento de decisões judiciais. “Senti a necessidade de descrever cientificamente os desafios que os gestores públicos enfrentam. Meu objetivo foi abrir caminho para estudos futuros que possam propor cenários mais favoráveis”, informa Jefferson. 

O estudo identificou que o receio de punições contribui para o chamado apagão das canetas e defendeu o fortalecimento da cooperação com o Judiciário, a reposição de servidores e o avanço da transformação digital como caminhos para superar entraves administrativos. 

  • Novos Líderes

Na Diretoria de Carreiras (Decar/SGP/MGI), a servidora Andrea Rampani investigou o processo sucessório na administração pública federal. O trabalho, apresentado no Congresso Consad de Gestão Pública (26 a 28 de agosto, em Brasília), revelou que a falta de preparo de servidores para posições críticas compromete a continuidade institucional.

Como solução, Andrea destacou o Programa LideraGOV, desenvolvido pelo MGI em parceria com a Enap e o Ministério da Igualdade Racial. “Não preparar os servidores públicos para os desafios atuais e futuros pode gerar consequências graves para as instituições”, alerta Andrea.

  • Diretrizes de Carreiras

A coordenadora-geral Del Pereira apresentou, no Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP), em maio de 2025, o estudo sobre a Portaria nº 5.127/2024, que estabeleceu diretrizes inéditas para o Sistema de Carreiras do Executivo Federal. “Pela primeira vez, foram estabelecidas diretrizes para orientar e organizar esse sistema. Trata-se de uma iniciativa pioneira na administração pública federal”, ressalta Del.

O estudo está disponível na página do Sistema de Carreiras e busca oferecer bases sólidas para decisões de gestão. “Ao sistematizarmos o processo de definição das diretrizes de carreiras, contribuímos para que gestores públicos tenham subsídios mais claros para tomar decisões, aprimorar práticas e promover maior eficiência, isonomia e equidade na administração pública”, afirma a coordenadora-geral.

  • Organização de Registros

Na Diretoria de Sistemas e Inovação (Desin/SGP/MGI), a pesquisadora Elisa Tuler de Albergaria desenvolveu um framework para análise automática de comentários de usuários em sistemas digitais públicos, utilizando técnicas de processamento de linguagem natural, análise de sentimentos e sumarização automática. “A pesquisa ajuda a tornar os serviços digitais mais próximos das reais necessidades dos usuários, gerando sistemas mais acessíveis, claros e eficientes”, explica Elisa.

Finanças, Impostos e Gestão Pública
Tags: GESTÃO DE PESSOASVALORIZAÇÃO DOS SERVIDORESTRANSFORMAÇÃO DO ESTADOPESQUISA
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