Notícias
AÇÃO INTERMINISTERIAL
Comitiva interministerial do Jequitinhonha realiza visitas devolutivas em municípios mineiros
A caravana interministerial pela agenda de desenvolvimento no Vale do Jequitinhonha pegou a estrada, para levar devolutivas das ações do governo federal voltadas à região. Entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, a Comitiva do Jequitinhonha visitou os municípios de Diamantina, Araçuaí, Virgem da Lapa e Almenara, em Minas Gerais.
Segundo o diretor das Mesas de Diálogos da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da SGPR, Jarbas Vieira da Silva, foram apresentadas as políticas públicas voltadas para a região, como ações relativas ao Plano Plurianual (PPA Participativo) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
“Foi um momento muito importante, pois quando a gente constrói a política com escuta e diálogo, a gente acerta”, declarou.
Agenda de Desenvolvimento
O Grupo de Trabalho Interministerial do Jequitinhonha é uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Secretaria Geral da Presidência da República e Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). O objetivo é a formulação de ações conjuntas pelo desenvolvimento sustentável e redução das desigualdades na região mineira.
O GTI definiu quatro eixos para orientar as ações integradas do Governo Federal no território: coordenação da cadeia produtiva minerária; diversificação produtiva, acesso à terra e garantia de direitos dos povos e comunidades tradicionais; infraestrutura e cidades; e desenvolvimento social.
Ao todo, as reuniões contaram com 600 participantes, entre moradores, parlamentares e representantes de movimentos sociais, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).
“São demandas do território que estão sendo colocadas, e as pessoas estão trazendo devolutivas. O mais importante é que vai ser construída, junto com o território, a garantia de direitos que a gente vem buscando há muito tempo e que são violados constantemente”, destacou Elizete Pires de Sena, representante do MAM, durante a reunião em Diamantina.
A reunião em Virgem da Lapa, cidade do do Médio Jequitinhonha, mobilizou 200 participantes. A comitiva iniciou os trabalhos ao som de 'Promessa de Violeiro’, interpretada pelo Grupo Banzo - Coral Quilombola do Vale do Jequitinhonha, em uma homenagem que expressou os valores e a riqueza cultural da região.
