Notícias
CIISC
CIISC, gestores municipais e Seaster alinham ações para inclusão de catadores e sustentabilidade urbana com foco na COP 30, em Belém
A participação ativa dos catadores na coleta seletiva durante a COP 30 foi o principal tema da reunião realizada em 18 de março, em Belém (PA), reunindo a gestão municipal, a Secretaria Adjunta de Trabalho, Emprego e Renda (Seaster-PA) e representantes da categoria. O objetivo é garantir condições dignas de trabalho e reconhecimento aos catadores durante o evento, promovendo inclusão social e sustentabilidade urbana.
Também estiveram presentes na reunião o Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), representado pelo assessor Ary Moraes, e a Secretaria Extraordinária para a COP30 (SECOP), representada por Victor Arroyo. Os catadores foram representados por Luiz Henrique, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), e Fábio Cidrin, da Associação Nacional dos Catadores (ANCAT).
Na ocasião, também foi discutida a formalização do Termo de Adesão ao Projeto Diogo de Sant’Ana Municipal, que visa ampliar direitos e melhorar as condições de trabalho dos catadores na capital paraense.
Avanços
A reunião também tratou da entrega do Conexão Cidadã no município, definindo a agenda para a implementação do projeto que oferece suporte, capacitação e infraestrutura aos trabalhadores autônomos do setor de reciclagem. Além disso, foi abordada a renovação do Decreto do CIISC, fundamental para a continuidade das políticas de incentivo à reciclagem e ao desenvolvimento social dos catadores.
As discussões representam um avanço significativo na valorização dos catadores e no fortalecimento da economia circular, promovendo um modelo de gestão de resíduos mais sustentável e socialmente justo para Belém.
CIISC
O Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis, da Secretaria-Geral da Presidência da República (CIISC) atua pela inclusão socioeconômica dos catadores e catadoras de materiais recicláveis. Além de coordenar o Programa Diogo de Sant'Ana, o comitê possibilita a articulação de políticas públicas entre as diferentes pastas do governo federal.