Notícias
GESTORES MUNICIPAIS
Seminário nacional se consolida na articulação de políticas de juventude
Foto: Graccho | ASCOM/SGPR
“O 3º Seminário Nacional de Gestores e Gestoras Municipais de Juventude se consolida como encontro de articulação para elaboração da política de juventude e compartilhamento de boas práticas”.
A afirmação é do secretário nacional de Juventude (SNJ) da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Ronald dos Santos, ao fazer uma avaliação sobre o evento de gestores encerrado na última sexta-feira de maio.
O secretário destacou ainda o lançamento do segundo edital do programa Estação Juventude, realizado no evento. “Dessa vez ampliamos o número de municípios contemplados com o edital e criamos também três modalidades para atender diferentes realidades territoriais”, explicou.
O seminário nacional reuniu gestores de juventude de mais de 150 municípios brasileiros. Segundo o diretor de Políticas Públicas Transversais de Juventudes, Florentino Júnior, o terceiro seminário foi também a oportunidade para novos gestores participarem da experiência de troca de informações e alinhamento sobre políticas públicas voltadas à juventude.
“Ano passado tivemos eleições municipais. Naturalmente houve mudanças e com isso tivemos pessoas que estão pela primeira vez no serviço público participando do evento, trazendo também o ponto de vista dos novos executivos municipais”, explica o diretor.
Frente parlamentar – Durante a programação do evento, foi realizada audiência pública promovida pela Frente Parlamentar Mista de Juventude, sobre o Plano Nacional de Juventude.
“A audiência foi extremamente importante, ao reunir mais de uma centena de gestores municipais para debater o papel da política de juventude como uma política estruturante para o desenvolvimento do estado brasileiro” afirma o secretário Ronald dos Santos.
Troca de experiências – Participante pela primeira vez do seminário nacional de gestores, Laís Nóbrega, de Campo Grande, destacou a oportunidade de falar diretamente com os técnicos das políticas de juventude dos ministérios.

- Foto: Arquivo
“O encontro face à face propicia que tanto os técnicos de Brasília compreendam os nossos desafios, como nós compreendamos melhor aquilo que eles precisam para que a gente posso formular bons projetos e captar recursos para o nosso munícipio”, afirma Laís.
Gestor do município de Colombo (PR), Júnior Lunardon também ressalta a importância do seminário ao ampliar a compreensão sobre as políticas públicas vigentes para a juventude. “Dessa maneira podemos trazer os programas que podem transformar a realidade da nossa juventude municipal”, explica Lunardon.
Já Mariele Reis, do município Antônio Cardoso (BA), destaca a oportunidade de receber em primeira mão, durante o seminário, o novo edital do Estação Juventude. “Com isso já é possível verificar como o nosso município pode ser inserido no programa, trazendo esse benefício para as nossas juventudes”, diz Mariele.