Notícias
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Consea celebra e apoia a Pré-COP30 das Quebradeiras de Coco Babaçu e dos Povos e Comunidades Tradicionais
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) celebra e manifesta seu apoio à realização da Pré-COP30 das Quebradeiras de Coco Babaçu e dos Povos e Comunidades Tradicionais, organizada pelo Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e pela Rede dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil (Rede PCTs do Brasil) que está sendo realizada entre os dias 8 e 10 de julho, em Brasília.
A iniciativa representa um marco importante na construção de uma agenda coletiva e estratégica de incidência política rumo à 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro de 2025, na cidade de Belém, no estado do Pará.
Reafirmamos publicamente nossa admiração pela força mobilizadora e pela capacidade de articulação das conselheiras e conselheiros representantes dos povos e comunidades tradicionais. Essa atuação evidencia a vitalidade da participação social na formulação de políticas públicas inclusivas e transformadoras.
A Pré-COP30 expressa preocupações legítimas e urgentes relacionadas ao futuro das populações tradicionais, à garantia do acesso e da posse de seus territórios, ao fortalecimento de mecanismos de financiamento comunitário e à efetividade das políticas públicas voltadas à justiça climática, social e de gênero.
Essas pautas estão diretamente conectadas à agenda da soberania e da segurança alimentar e nutricional. O Consea reafirma que o reconhecimento e a valorização dos sistemas alimentares tradicionais, aliados à garantia dos direitos territoriais e à inclusão socioprodutiva das populações, são estratégias fundamentais para o enfrentamento da crise climática e para a promoção da justiça social no Brasil.
O Conselho acredita que a Carta Política resultante da Pré-COP30 será um instrumento potente de incidência e transformação, e se coloca à disposição para difundir esse documento, em consonância com os princípios democráticos e participativos que orientam nossa missão institucional.
Parabenizamos todas e todos os envolvidos pelo compromisso com a construção de um futuro mais justo, sustentável e democrático.