Notícias
COP 30
Plenária das Juventudes debate desafios para preservação da Mata Atlântica
Belo Horizonte recebeu, dias 4 e 5 de agosto, a Plenária das Juventudes no Bioma Mata Atlântica, reunindo 300 participantes. A iniciativa faz parte da série de seis plenárias nos mais importantes biomas brasileiros, como ação preparatória para a COP 30.
A ação é promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), e pelo Conselho Nacional de Juventude, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Champion de Juventude da COP30.
A iniciativa fortalece a participação social e visa aproximar as juventudes brasileiras do processo da Conferência do Clima da ONU, que será realizada em novembro em Belém do Pará.
Além disso se constitui em espaço de debate, escuta e construção de propostas para o enfrentamento dos desafios climáticos no bioma a partir da perspectiva da juventude.
Ao final dos dois dias de plenária, os participantes fizeram uma visita ao Parque das Mangabeiras, com áreas de cobertura da Mata Atlântica.
Eleitos – A plenária da Mata Atlântica elegeu dois representantes para ir à COP 30, sempre mantendo o critério de paridade de gênero. A jovem Amanda Lima, 24 anos, estudante de nutrição, de Belo Horizonte/MG e Gaio Jorge, 26 anos, Engenheiro de Alimentos, do Rio de Janeiro/RJ.
Seis plenárias – Serão realizadas até o final de agosto plenárias em cada um dos biomas brasileiros, totalizando seis encontros, com participação ativa de jovens, organizações de juventude, especialistas e representantes de diferentes setores.
Cada plenária será realizada em dois dias, com painéis, debates em grupos, apresentação das discussões e visita ao bioma local. Além disso, em cada bioma serão escolhidos dois jovens que irão participara da COP 30 em Belém.
Confira o cronograma:
- Cerrado: 07 e 08 de julho, no Centro de Cultura e Convenções - R. do Comércio, 750 - Centro, Luziânia/GO.
- Pampa: 14 e 15 de julho, no Auditório do Sicredi - Avenida Dom Joaquim, 1087 - Centro, Pelotas/RS.
- Caatinga: 28 e 29 de julho, na Secretaria de Educação de Caruaru/PE.
- Mata Atlântica: 04 e 05 de agosto, no Centro de Referência das Juventudes – CRJ, Rua Guaicurus, 50 – Centro, Belo Horizonte/MG.
- Pantanal: 07 de agosto - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS - Complexo R. Ufms, 715 - Vila Olinda, Campo Grande/MS; 08 de agosto - Bioparque Pantanal - Avenida Afonso Pena, 6277 - Chácara Cachoeira, Campo Grande/MS.
- Amazônia: 19 e 20 de Agosto - Macapá/AP.

- Visita ao Parque das Mangabeiras