Notícias
AGROECOLOGIA
Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica realiza 27ª reunião ordinária
Começou nesta terça-feira (08), em Brasília, a 27ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO). A comissão é composta por 21 organizações da sociedade civil e 21 do governo federal.
Em sua fala de boas-vindas, a secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Kelli Mafort, destacou o papel dos movimentos sociais e a importância de as políticas chegarem na ponta. Também afirmou a importância do Edital de Apoio aos Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs), que será lançado às 16h desta terça-feira, com investimento de R$ 24 milhões.
A mesa de abertura contou com a participação do secretário nacional de Economia Popular e Solidária do ministério do Trabalho e Emprego, Gilberto Carvalho, e da professora da Universidade de Brasília e ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine, que abordaram o tema “Desafios para a Agroecologia na promoção de Sistemas Alimentares Saudáveis no Contexto da Disputa Política”.
Também integraram a mesa de abertura o representante da sociedade civil pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Paulo Petersen, e o representante do governo pela SGPR, Marcelo Fragozo.
O encontro segue até quinta-feira (10) com atividades realizadas no Palácio do Planalto. Na quarta-feira (9) à tarde, a reunião ocorrerá na Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, com a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional e de Combate à Fome. Será debatido o tema “Agroecologia como caminho para o combate à fome, às desigualdades e às mudanças climáticas”
Chamada pública - O Governo Federal lança nesta terça-feira (8) a Chamada Pública Unificada de Apoio aos Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs). O ato será realizado durante a 27ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO), no Anexo I do Palácio do Planalto, às 16h, e contará com a presença do Ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, além de representantes de diversos ministérios e organizações da sociedade civil parceiras.
A iniciativa é fruto da colaboração entre a Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Saúde (MS), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Com um investimento de R$ 24 milhões, a chamada permitirá a submissão de projetos por instituições de ensino e pesquisa em parceria com organizações sociais e comunidades locais. O objetivo é fortalecer os NEAs, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão para fomentar sistemas alimentares sustentáveis e inclusivos.