O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
A Trilha Interpretativa Fiocruz Mata Atlântica, localizada na Colônia Juliano Moreira (Jacarepaguá/RJ), é uma atividade guiada com o objetivo de promover a educação ambiental e estimular o envolvimento com a natureza por meio dos sentidos, percebendo sons, aromas e o ambiente ao redor.
Ao longo do caminho, os mediadores realizam paradas em pontos de interpretação, falando sobre a mata Atlântica, o contexto histórico local e as ações da Fiocruz no território. O percurso total possui 2 (dois) Km pela Floresta da Pedra Branca, com duração de até 3 (três) horas.
A visita é gratuita, mediante agendamento prévio e entrega dos documentos. Caso essas etapas não sejam cumpridas ou as normas da trilha não sejam seguidas, a atividade não poderá ser realizada.
Verifique atentamente os itens solicitados e as orientações sobre o traje apropriado.
Em caso de escolas públicas do território atendido pelo Campus da Fiocruz Mata Atlântica (zona de amortecimento da Floresta da Pedra Branca e adjacências - Jacarepaguá, Anil, Freguesia, Gardênia, Pechincha, Rio das Pedras, Cidade de Deus, Praça Seca, Taquara, Tanque, Vila Valqueire, Camorim, Curicica, Vargem Pequena, Vargem Grande, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Grumari. Padre Miguel, Bangu, Senador Camara, Jardim Sulacap, Realengo, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba), recomenda-se entrar em contato com a equipe para verificar a possibilidade de atendimento prioritário no calendário.
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Quem pode utilizar este serviço?
- Cidadãos
- Empresas
- Órgãos e Entidades Públicas
- Demais Segmentos
A visita pode ser agendada por qualquer pessoa (como grupo familiar, morador do território e outros) ou instituição (como escolas públicas e particulares, empresas, universidades, ONGs projetos sociais e outros), respeitando o limite de 10 a 46 participantes por grupo fechado pelo solicitante e idade mínima de 11 anos.
Por se tratar de um percurso em área de floresta, a trilha apresenta trechos com desníveis e obstáculos, não sendo totalmente acessível. Recomenda-se que o responsável entre em contato previamente caso o grupo inclua idosos, pessoas com deficiência, pessoas neurodivergentes ou pessoas com comorbidades, para que a equipe possa avaliar as condições de participação e oferecer as orientações adequadas no atendimento.
Atendimento prioritário no local:
Será realizado se for informado pelo solicitante no agendamento da visita, por meio do preenchimento da Lista de Visitantes e Ficha de Emergências.
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Etapas para a realização deste serviço
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Solicitar agendamento da visita
Preencha o formulário eletrônico, anote o número do protocolo e aguarde a sua análise.
Anexe documentos do solicitante e/ou do grupo e indique duas datas possíveis, com no mínimo 30 dias de antecedência. Caso o solicitante envie apenas seus documentos, o dos demais participantes devem ser enviados, por e-mail, até dois dias úteis antes da visita.
Canais de prestação
Web :Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Normas de participação
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Termo de Responsabilidade
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Lista de Visitantes e Ficha de Emergência
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Termo de uso de imagem para adulto
Para os responsáveis legais de menores de 18 anos:-
Termo de uso de imagem para menor
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Receber confirmação do agendamento
A data e o horário da visita serão confirmados pelo sistema de agendamento do Gov.br. Caso as datas sugeridas pelo responsável não estejam disponíveis para agendamento e/ou existam erros no preenchimento ou envio dos documentos, o serviço retornará ao solicitante para que realize os ajustes necessários.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Realizar a visita
No dia agendado, o grupo deve chegar à portaria do Campus Fiocruz Mata Atlântica com 15 minutos de antecedência, entregando a Lista de Visitantes/Ficha de Emergência.
A ausência de documentos ou descumprimento das normas impede a visita.
Condições climáticas ou operacionais adversas podem levar ao cancelamento ou reagendamento da visita, com aviso ao responsável em até 1 dia antes da atividade.
Atrasos superiores a 1 hora podem resultar no cancelamento da visita.
Canais de prestação
Presencial :Comparecer ao Campus Fiocruz Mata Atlântica, Av. Sampaio Corrêa s/n. Jacarepaguá - CEP: 22713-560 - Rio de Janeiro/RJ
Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Lista de Visitantes/Ficha de Emergência
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
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Solicitar agendamento da visita
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimadoO agendamento deve ser solicitado com antecedência mínima de 30 dias corridos, uma vez que eventuais condições climáticas ou operacionais podem motivar o cancelamento ou a remarcação da visita, sendo o responsável avisado com até um dia de antecedência.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoEndereço: Escritório Técnico de Educação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde - Campus Fiocruz Mata Atlântica
Avenida Sampaio Corrêa s/n - Jacarepaguá - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22713-560
Telefone: (21) 2448-9027 ou (21) 2448-9050
E-mail: trilha.fma@fiocruz.br
Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, de 8:30h às 16:30h. Aos sábados, domingos e feriados não há atendimento.
Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço