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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar recursos federais para ações de prevenção para a redução dos riscos de desastres

Solicitar recursos federais para ações de prevenção para a redução dos riscos de desastres

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Defesa Civil e Defesa Nacional

Defesa Civil > Gestão de Riscos e Desastres
Solicitar recursos federais para ações de prevenção para a redução dos riscos de desastres (RRD)
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Promover um conjunto de ações estruturais visando à redução dos riscos de desastres, no âmbito dos movimentos de massa em função do risco geológico instalado: deslizamentos em encostas, Quedas, Tombamentos, Rastejos e Corridas em áreas urbanas.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Estados, Distrito Federal e Municípios:

    Atender a população residente em áreas urbanas com alto risco, suscetíveis a movimento de massa.

    Atender áreas/setores de riscos classificados como alto e muito de deslizamentos de encostas.

    Proponente deve ter programa de gerenciamento de riscos que contemple também medidas não-estruturais, como ações de monitoramento, controle, implantação de estados de alerta, difusão de informações e integração com a defesa civil.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Aguardar processo de Seleção de Propostas

      Canais de prestação

        Web : 

      Será realizado processo de Seleção de Propostas por meio de Edital publicado no Diário Oficial da União

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Encaminhar proposta

      Canais de prestação

        Web : 

      A documentação deverá ser protocolada por meio do Peticionamento Eletrônico no SEI

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Aguardar resultado do processo de Seleção de Propostas

      Canais de prestação

        Web : 

      O proponente deve aguardar a divulgação do resultado do processo de Seleção de Propostas no Diário Oficial da União e no portal do Ministério do Desenvolvimento Regional

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Entregar documentação na Caixa Econômica Federal

      Canais de prestação

        Web : 

      O proponente deverá entregar a documentação na Caixa Econômica Federal, Mandatária do Ministério do Desenvolvimento Regional.

      Acesse: Encontre a CAIXA

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    A estimativa global para a prestação deste serviço é estabelecida na publicação do normativo que divulga os prazos para o processo de Seleção de Propostas.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    (61) 2034-5678

    risco@mdr.gov.br


    Este é um serviço do(a) Ministério das Cidades . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Manual para Apresentação de Propostas da Ação 8865 - Apresenta às administrações públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal os fundamentos técnicos da Ação Apoio a Execução de Projetos e Obras de Contenção de Encostas em Áreas Urbanas do PROGRAMA GESTÃO DE RISCOS E RESPOSTA A DESASTRES.

    • Manual de Instruções para Contratação e Execução dos Programas e Ações do Ministério do Desenvolvimento Regional

    • Lei nº 12.340, de 1º de Dezembro de 2010


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    Dados pessoais tratados por este Serviço
    • Não há coleta de dados pessoais nos serviços relacionados à prevenção para redução de desastres

    Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
    • Não se aplica

    Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

    Prazo de retenção para dados pessoais
    Sem vigência

    Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)
    • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
    • Execução de políticas públicas

    Finalidade do tratamento

    Identificação e qualificação do responsável pelas informações enviadas para a transferência de recursos federais a estados e municípios para obras emergenciais de prevenção para redução de desastres.

    Previsão legal do tratamento

    Lei nº 12.340/2010

    Dados pessoais compartilhados com outras instituições

    Não se aplica

    País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

    Os serviços relacionados à prevenção para redução de desastres não realizam transferência de dados internacionalmente.

    Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
    https://www.gov.br/cidades/pt-br/canais_atendimento/encarregado-pelo-tratamento-de-dados-pessoais

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  • Solicitar recursos para obras ou serviços emergenciais para a prevenção ou a redução de riscos de desastres.
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  • Solicitar recursos para assistência humanitária a população atingida por desastre
  • Solicitar recursos para restabelecer serviços essenciais, em áreas atingidas por desastre
  • Solicitar recursos para reconstrução de infraestrutura pública destruída ou danificada por desastre
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Contenção de encostasPrevenção para redução dos riscos de desastres Medidas estruturaisDefesa Civil
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