O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
Serviço destinado à solicitação do diploma de graduação ou de segunda via, em casos de perda, extravio, roubo ou alteração de nome.
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Quem pode utilizar este serviço?
Alunos egressos de graduação na instituição UFTM.
É necessário concluir o curso de graduação, colar grau e não possuir documentação pendente.
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Etapas para a realização deste serviço
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Referente à 1ª via
A expedição da 1ª via do diploma é automática a partir da data da colação de grau.
Em consonância à legislação vigente, a partir de dezembro/2021, atendendo à Portaria-MEC nº 554/2019, os diplomas passaram a ser emitidos obrigatoriamente, com gratuidade, somente no formato digital.
Canais de prestação
Web :Os concluintes deverão acompanhar pelo site da UFTM (https://www.uftm.edu.br/diplomadigital), pois o diploma estará disponível assim que o registro tenha sido realizado.
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEnviar e-mail para registro.drca@uftm.edu.br
E-mail :Após a visualização no site da UFTM (https://www.uftm.edu.br/diplomadigital), caso o concluinte tenha interesse em obter o diploma impresso, deverá fazer contato com a Divisão de Registro de Diploma (diplomas.drca.uftm.edu.br) para solicitar a representação visual.
Custos
Caso o concluinte tenha interesse em obter o diploma impresso-
Valor do diploma físicoR$ 120,00
Tempo de duração da etapa
Até 120 dia(s) corrido(s) -
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Solicitação da 2ª via
Fazer contato com a Divisão de Registro Escolar por meio do e-mail registro.drca@uftm.edu.br, justificando a necessidade da expedição da 2ª via.
Canais de prestação
Presencial :Rua Vigário Carlos, 100, Bloco D - Bairro Abadia
Solicitações feitas pessoalmente, no DRCA, deverão ser apresentados original e cópia de todos os documentos relacionados.
Tempo estimado de espera : Até 20 minuto(s)
E-mail :Solicitações feitas por e-mail: todos os documentos solicitados deverão estar digitalizados em PDF ou PDF-A.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
1-Apresentar documento justificando o ocorrido com o diploma, assinado via Gov.br ou com firma reconhecida em cartório. Se o diploma estiver danificado, anexá-lo ao processo.
2- Providenciar os documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade; CPF; Título de Eleitor / e-título + comprovante de quitação eleitoral; Documento Militar atualizado (para homens com idade até 45 anos).
3-Efetuar o pagamento da taxa de registro da 2ª via no Banco do Brasil.
Custos
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2ª via no formato digitalR$ 120,00
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2ª via no formato digital + físicoR$ 200,00
Tempo de duração da etapa
Até 120 dia(s) corrido(s) -
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Referente à 1ª via
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Até 120 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoregistro.drca@uftm.edu.br
Este é um serviço do(a) Universidade Federal do Triângulo Mineiro . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Informações adicionais ao tempo de validadeO diploma é um documento vitalício, porém pode ser solicitada segunda via em caso de perda, extravio, roubo ou alteração de nome.
Legislação-
https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/47330359/do1-2018-10-26-portaria-no-1-095-de-25-de-outubro-de-2018-47330016
https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/sistemas/pub/publicacao.html?secao=32&publicacao=11239
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTêm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, as pessoas com transtorno do espectro autista, as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com criança de colo, os obesos, as pessoas com mobilidade reduzida e os doadores de sangue, conforme estabelecido pela Lei n. 10.048, de 8 de novembro de 2000.
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Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
Dados pessoais tratados por este Serviço
- Nome
- RG
- CPF
- Filiação (nome dos pais)
- Data de nascimento
Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II- Não há tratamento de dados pessoais sensíveis.
Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.
Prazo de retenção para dados pessoais100 anos
Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)- Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador
Finalidade do tratamentoRegistro e expedição de diploma ou 2ª via de diploma (digital e/ou físico)
Previsão legal do tratamentoPortaria MEC n. 1095/2018 - Dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do sistema federal de ensino.
Dados pessoais compartilhados com outras instituiçõesNão são compartilhados dados pessoais.
País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveisNão são realizadas transferências internacionais de dados pessoais.
Link da política de privacidade/termo de uso do serviçohttps://sei4.uftm.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1298118&id_orgao_publicacao=0
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço