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Solicitação de status de preservação de filmes (Cinemateca Brasileira)

Info

Cultura, Artes, História e Esportes

Capacitação e pesquisa > Artes
Solicitação de status de preservação de filmes (Cinemateca Brasileira)
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Consiste em análise detalhada de informações sobre as obras solicitadas e de todos os materiais do acervo Cinemateca Brasileira, conforme as bases Filmografia Brasileira, TRF (base de materiais) e outras fontes de informação.

    Este serviço compara as informações sobre as características dos materiais e poderá provocar análise técnica primária ou detalhada de materiais e recomendações de processamento técnico.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Depositante, Produtor ou Detentor de Direitos Patrimoniais dos filmes.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Enviar solicitação

      Envio de e-mail com os dados dos filmes solicitados informando a finalidade do levantamento dessas informações, se está elaborando um projeto de digitalização ou restauração das obras.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cinemateca.org.br

      Tempo de duração da etapa

      Em média 5 dia(s) útil(eis)
    2. Aguardar disponibilização da proposta comercial de Status de Preservação e assinar

      A Cinemateca elaborará uma proposta comercial de Status de Preservação e a disponibilizará na plataforma ClickSign para assinatura do solicitante, em caso de pessoa jurídica, a pessoa responsável pela empresa deverá assinar a proposta. A proposta tem validade de 10 dias, caso o documento não seja assinado no prazo, o processo deve ser reiniciado.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cinemateca.org.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ficha de cadastro de pessoa física ou jurídica, o solicitante deverá preencher a ficha enviada pelo setor de Atendimento para que seja elaborada a proposta comercial.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 17 dia(s) corrido(s)
    3. Aguardar elaboração de termo de Status de Preservação e assinar

      A proposta assinada será utilizada para elaboração de um termo de Status de Preservação dos materiais solicitados e disponibilizado em até 7 dias o termo para assinatura do solicitante e uma testemunha na plataforma ClickSign. Este documento ficará disponível por 7 dias, caso não seja assinado será necessário reiniciar o processo.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cinemateca.org.br

      Tempo de duração da etapa

      Em média 15 dia(s) corrido(s)
    4. Realizar pagamento

      O solicitante deverá realizar o pagamento do serviço contratado, nos canais indicados no documento termo de Status de Preservação, os valores variam conforme a quantidade de materiais de cada obra solicitada. Para consultar os valores veja a tabela de serviços da Cinemateca Brasileira.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cinemateca.org.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Envio do comprovante de pagamento para o e-mail do setor de Atendimento – atendimento@cinemateca.org.br. Após esse envio o solicitante receberá um recibo pelo pagamento.

      Custos

      • Pagamento do serviço
        A depender do volume solicitado

      Tempo de duração da etapa

      Até 15 dia(s) corrido(s)
    5. Aguardar a pesquisa de materiais no acervo

      Pesquisa de dados sobre os materiais solicitados disponíveis no acervo da Cinemateca Brasileira.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cinemateca.org.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    6. Receber ofício com as informações

      A Cinemateca Brasileira elabora um ofício com as informações levantadas para o envio ao solicitante.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      atendimento@cinemateca.org.br

      Tempo de duração da etapa

      Em média 7 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O prazo irá depender do volume de materiais envolvidos no processo.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    E-mail: atendimento@cinemateca.org.br


    Este é um serviço do(a) Ministério da Cultura . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Consultar listagem de materiais depositados na Cinemateca Brasileira
  • Obter Duplicação de materiais fílmicos e não fílmicos da Cinemateca Brasileira
  • Obter análise técnica detalhada de materiais (Cinemateca Brasileira)
  • Obter Licenciamento de conteúdos de titularidade da Cinemateca Brasileira - CB
  • Solicitar apoio do NUGEX do CCAAB em ações de extensão - UFRB
  • Solicitar agendamento de reunião junto à Direção do CCS - UFRB
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Cinemateca BrasileiraSecretaria do AudiovisualPreservação Audiovisual
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