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Participar de Processo Seletivo de Transferência Externa para curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) – IFF

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As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
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Educação e Pesquisa

Ensino Técnico-Profissional > Universidades e IFES
Participar de Processo Seletivo de Transferência Externa para curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) – IFF " Transferência Externa" , " Transferência Externa IFF" , " Transferência Externa Graduação IFF"
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Se você deseja se transferir para um curso de Graduação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, você precisa participar do processo seletivo e após aprovado, matricular-se no curso escolhido por meio deste serviço.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Estudantes matriculados em Cursos de Graduação

    Candidatos regularmente matriculados em Cursos de Graduação de outras instituições de Ensino Superior, reconhecidos e/ou autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), que tenham interesse em transferência para Cursos de Graduação do IFFluminense.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preencher Formulário de Solicitação de Participação no Processo Seletivo de Transferência Externa para os Cursos de Graduação

      Nessa etapa o candidato deverá preencher o formulário de participação no processo seletivo, ficando atento aos campos obrigatórios, bem como envio da documentação exigida no edital. O candidato deverá acompanhar o processamento das etapas do processo através de mensagem de e-mail ou consulta ao serviço no portal GOV.BR, assim como no Portal de Seleções do IFF, no link: <http://selecoes.iff.edu.br/transferencia-externa>.

      Canais de prestação

        Web : 

      Nessa etapa o candidato deverá preencher o formulário de participação no processo seletivo, ficando atento aos campos obrigatórios, bem como envio da documentação exigida no edital. O cidadão deverá acompanhar o processamento das etapas do processo através de mensagem de e-mail ou consulta ao serviço no portal GOV.BR, assim como no Portal de Seleções do IFF, no link: <http://selecoes.iff.edu.br/transferencia-externa>.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Caso o sistema esteja fora do ar, entrar em contato com o campus ofertante do curso pretendido presencialmente ou nos contatos disponíveis no Portal do IFF.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • O candidato deverá observar a documentação exigida, anexando apenas cópias digitais de documentos legíveis;

      • Preenchimento dos dados do formulário de participação no processo seletivo;

      • Documento oficial de identificação com foto;

      • Comprovação de estar regularmente matriculado na Instituição de Ensino Superior de origem no período de participação no processo;

      • Histórico escolar atualizado do Curso Superior, contendo dados sobre o vestibular (data e notas), carga horária de cada componente curricular cursado, notas ou menções obtidas, períodos de trancamento de matrícula;

      • Conteúdo programático dos componentes curriculares cursados (original e devidamente assinado e carimbado pela Instituição de Origem);

      • Requerimento para aproveitamento de estudos, conforme disponível no Edital. Para preencher esse item o candidato deve verificar o Projeto Pedagógico do Curso que pretende concorrer, disponível no Portal do IFF, no endereço eletrônico: <https://portal1.iff.edu.br/ensino/legislacao-e-regulamentacoes/planilha-de-cursos-do-iff-link-dos-ppcs-2020.pdf/view>.

      • Comprovação de Experiência Profissional na área pretendida, se possuir;

      • Comprovante de pagamento de taxa no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais), por meio de GRU Simples.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 7 e 30 dia(s) útil(eis)
    2. Preencher Formulário de Solicitação de Matrícula após a aprovação no Processo Seletivo de Transferência Externa

      Nessa etapa o candidato aprovado no processo seletivo deverá preencher o formulário de matrícula, ficando atento aos campos obrigatórios, bem como envio da documentação exigida no edital. O cidadão deverá acompanhar o processamento da matrícula através de mensagem de e-mail ou consulta ao serviço no portal GOV.BR

      Canais de prestação

        Web : 

      Nessa etapa o candidato aprovado no processo seletivo deverá preencher o formulário de matrícula, ficando atento aos campos obrigatórios, bem como envio da documentação exigida no edital. O cidadão deverá acompanhar o processamento da matrícula através de mensagem de e-mail ou consulta ao serviço no portal GOV.BR

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Caso o sistema esteja fora do ar, entrar em contato com o campus ofertante do curso pretendido presencialmente ou nos contatos disponíveis no Portal do IFF.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • O candidato deverá observar a documentação exigida, anexando apenas cópias digitais de documentos legíveis.

        Para solicitação de matrícula, após a aprovação no processo seletivo, serão exigidas cópias digitais dos seguintes documentos:

      • Certidão de Registro Civil de nascimento ou casamento;

      • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista), no caso de sexo masculino maiores de 18 anos e menores de 45 anos;

      • Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral referente à última eleição (cópia digitalizada) ou certidão de quitação eleitoral emitida no site do TSE, para os maiores de 18 anos;

      • Documento Oficial de Identificação com foto (frente e verso);

      • Certificado ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2º grau) ou curso equivalente;

      • Histórico Escolar do Ensino Médio (antigo 2º grau) ou de curso equivalente;

      • Uma foto 3x4, recente e de frente.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 1 e 2 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    A documentação de participação no processo seletivo será avaliada pela Coordenação do Curso de Graduação no qual o candidato se inscreveu. O candidato deverá acompanhar o seu e-mail para saber como a solicitação está sendo processada.

    A documentação encaminhada para realização da matrícula será avaliada pela Coordenação de Registro Acadêmico do Campus no qual o candidato foi aprovado. O candidato deverá acompanhar o seu e-mail para saber como a solicitação está sendo processada.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Nos contatos disponíveis no Portal do IFF ou presencialmente no campus ofertante do curso pretendido.


    Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    De acordo com o estabelecido no Edital.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Matricular-se em curso de Pós-Graduação - IFF
  • Participar de processo seletivo para curso de Formação Inicial e Continuada - IFF
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Transferência Externa IFFTransferência ExternaTransferência Externa Graduação
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