Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar apoio à incubação de projetos tecnológicos

Solicitar apoio à incubação de projetos tecnológicos

Info

Ciência e Tecnologia

Promoção > Auxílio a empreendimentos
Solicitar apoio à incubação de projetos tecnológicos " Incubação de projeto tecnológico" , " Projetos de startups e de empresas" , " Auxílio a empreendimentos"
Iniciar
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Iniciar
Imprimir Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin Compartilhar essa página
Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Práticas de inovação colaborativa onde inventores independentes, startups e empresas já consolidadas no mercado recebem assistência de pesquisadores e técnicos do Inmetro para o desenvolvimento de novos processos, métodos ou produtos (bens ou serviços).

    Os projetos selecionados receberão apoio técnico e laboratorial do Inmetro para desenvolvimento do projeto tecnológico proposto. Contará com serviços especializados em:

    • Acústica e vibrações
    • Biotecnologia
    • Dinâmica dos fluidos
    • Química
    • Materiais
    • Mecânica
    • Elétrica
    • Tecnologia da informação (TIC)
    • Térmica
    • Ultrassom

    São quatro modalidades de incubação, compreendendo desde o apoio ao inventor independente, que deseja transformar sua patente em produto, até novos negócios de empresas com proposta de projetos tecnológicos para empreendimentos no Parque Tecnológico do Inmetro:

    Modalidade 1 – Pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico sob demanda da empresa
    Para empresas que demandem suporte técnico dos pesquisadores e laboratórios do Inmetro, para projetos de desenvolvimento tecnológico.

    Modalidade 2 – Projetos de Empreendimentos para o Parque Tecnológico do Inmetro
    Para empresas que desejem instalar centros de pesquisa e inovação e/ou unidades de produção e de serviços técnicos especializados no Parque Tecnológico do Inmetro.

    Modalidade 3 – Aplicação e exploração de tecnologias do Inmetro
    Para empresas que tenham interesse em explorar tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores do Inmetro.

    Modalidade 4 – Apoio ao Inventor Independente
    Para pessoas físicas que tenham interesse no trabalho conjunto com pesquisadores do Inmetro para desenvolvimento de produto ou processo de que trata a invenção, visando a sua industrialização pelo setor produtivo.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas e empreendedores.

    Os candidatos devem conhecer e estar de acordo, sem exceção, com os termos do Edital de chamamento público disponível em: https://www4.inmetro.gov.br/index.php/inovacao/incubacao-de-projetos-tecnologicos.

    As empresas devem estar juridicamente constituídas e em dia com suas obrigações fiscais.

    Não poderão participar empresas declaradas inidôneas para licitar junto a qualquer órgão ou entidade da administração, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal, bem como empresas suspensas de licitar ou impedidas com o Inmetro.

    Na modalidade 3, as empresas devem possuir capacidade técnica (instalações e pessoal) para produzir e colocar no mercado o produto ou processo objeto da incubação.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Encaminhar proposta

      Encaminhar proposta preenchendo o formulário eletrônico correspondente à modalidade de incubação de seu interesse.

      Canais de prestação

        Web : 
      • Modalidade 1 – Pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico sob demanda da empresa
      • Modalidade 2 – Projetos de Empreendimentos para o Parque Tecnológico do Inmetro
      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Tente novamente mais tarde.

      Caso o erro persista, informe ao Inmetro por meio de sua Ouvidoria. 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber resultado da análise de viabilidade

      Caso sua proposta atenda aos requisitos de viabilidade estabelecidos no edital de chamamento, você será contatado para agendar a data e horário de apresentação de seu projeto e discussão de um cronograma para a sua execução.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Você receberá o resultado da análise de viabilidade nos endereços de e-mail fornecidos no formulário eletrônico.

        Telefone : 

      Caso não confirme o recebimento do resultado enviado por e-mail, entraremos em contato por meio dos telefones fornecidos no formulário eletrônico.

      Tempo de duração da etapa

      Até 20 dia(s) útil(eis)
    3. Realizar apresentação oral do projeto

      A apresentação oral do projeto consiste em uma reunião de trabalho onde o interessado debaterá com pesquisadores e especialistas do Inmetro sobre suas necessidades de apoio, seu plano de trabalho e cronograma de execução.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Incubadora de Projetos Tecnológicos e de Empresas
      Campus de Inovação e Metrologia
      Av. Nossa Senhora das Graças, 50
      Vila Operária – Xerém – Duque de Caixas – RJ
      CEP 25250-020

      Tempo estimado de espera :  Até 20 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Até 20 dia(s) útil(eis)
    4. Receber comunicação sobre a habilitação ou não da proposta de projeto à incubação

      Receber e-mail comunicando sobre a habilitação ou não da proposta de projeto. A habilitação será disponibilizada na página do Inmetro na Internet.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Receber parecer final sobre a admissão, ou não, à incubação do projeto nos endereços de e-mail fornecidos no formulário eletrônico.

        Web : 

      Projetos incubados

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Tente novamente mais tarde.

      Caso o erro persista, informe o Inmetro por meio de sua Ouvidoria. 

      Tempo de duração da etapa

      Até 20 dia(s) útil(eis)
    5. Comprovar habilitação para desenvolvimento do projeto

      Se sua proposta for admitida, você deve apresentar documentos que comprovem sua habilitação para o desenvolvimento do projeto nos termos do edital de chamamento.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Cópias dos documentos poderão ser enviadas para incubadora@inmetro.gov.br

        Presencial : 

      Os documentos necessários à habilitação podem ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada por cartório ou por um dos servidores responsáveis pelo processo de incubação, ou, ainda, por publicação em órgão de imprensa oficial ou extratos via internet.

      Incubadora de Projetos Tecnológicos e de Empresas
      Campus de Inovação e Metrologia
      Av. Nossa Senhora das Graças, 50
      Vila Operária – Xerém – Duque de Caixas – RJ 
      CEP 25250-020

      Atendimento de 8h30min às 16h

      Tempo estimado de espera :  Até 20 minuto(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Empresas em geral - CNPJ; Cadastro de Contribuinte Estadual ou Municipal, se houver, relativo à sede da proponente; Prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal, da sede da licitante; Certidão Negativa de Débito; Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; regularidade junto ao Cadastro Informativo dos Créditos não quitados do setor Público Federal; Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.

        Empresas individuais - Registro comercial.

      Outros casos
      • Inventores: Identidade; CPF. Sociedades empresarias comerciais: Ato constitutivo, estatuto ou contrato social; Comprovante de inscrição do ato constitutivo; Prova de diretoria em exercício. Sociedades por ações: Documento de eleição de administradores. Empresas estrangeiras: Decreto de autorização. Quando a atividade exige autorização: autorização do órgão competente. Na modalidade 3: possuir instalações e pessoal qualificado para levar ao mercado o objeto da incubação.

      Tempo de duração da etapa

      Até 10 dia(s) útil(eis)
    6. Assinar instrumentos contratuais

      Os proponentes habilitados deverão assinar os seguintes instrumentos contratuais com o Inmetro: Acordo de parceria para desenvolvimento de projeto; e Contrato referente à utilização de espaço físico, para os casos de projetos residentes.

      Canais de prestação

        Web : 

      O signatário será habilitado a acessar o Sistema Eletrônico de Informações – SEI, para assinatura digital dos atos negociais.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Tente novamente mais tarde.

      Caso o erro persista, informe o Inmetro por meio de sua Ouvidoria. 

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) útil(eis)
    7. Desenvolver projeto

      A Incubadora disponibilizará no Campus de Inovação e Metrologia: Sala de 25 m² (para escritório e laboratórios); Sala coletiva com estações individuais de trabalho; Suporte tecnológico dos laboratórios e pesquisadores do Inmetro; Uso compartilhado: estacionamento, sala de reunião; sala de vídeo-conferência; copa; telefonia, fax, reprografia, recepção de correspondências; biblioteca; Internet; serviços de limpeza e segurança.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Incubadora de Projetos Tecnológicos e de Empresas
      Campus de Inovação e Metrologia
      Av. Nossa Senhora das Graças, 50
      Vila Operária – Xerém – Duque de Caixas – RJ
      CEP 25250-020

      Tempo estimado de espera :  Até 1 minuto(s)

      Custos

      • Aluguel do espaço físico (recolhido a favor do Inmetro e reajustado anualmente pelo IGP-M):
        R$25,00/m²
      • Utilização de serviços laboratoriais acordados no plano de trabalho:
        Correspondente a 30% do orçamento do mesmo serviço para outros demandantes
      • Utilização de serviços laboratoriais não constantes do plano de trabalho:
        Correspondente a 60% do orçamento do mesmo serviço para outros demandantes
      Registro de patente
      • Contratação de escritório especializado em Propriedade Intelectual, quando houver:
        custo variável
      Aplicação e exploração de tecnologias do Inmetro
      • Licenciamento de direitos de propriedade do Inmetro sobre a criação:
        custo variável

      Tempo de duração da etapa

      Até 36 mês(es)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 100 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O tempo estimado refere-se à seleção e admissão das propostas.

    Os prazos para desenvolvimento dos projetos variam de acordo com a modalidade de incubação e podem ser consultados no edital de chamamento.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    E-mails: incubadora@inmetro.gov.br; ditec@inmetro.gov.br

    Telefone: (21) 2679-9555; (21) 2679-9533

    Horário de atendimento: de 8 h 30 min às 16 h.


    Este é um serviço do(a) Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    Projetos da Modalidade 2 devem ser concluídos em 1 ano, podendo ser prorrogados por 6 meses.

    Projetos das demais modalidades, têm prazo de 2 anos, e podem ser prorrogados por mais 1 ano.

    Sempre consulte o edital de chamamento para conhecer os prazos correntes.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; e Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Obter consultoria e suporte na Incubadora do LNCC
  • Registrar Objeto
  • Lei do Bem
  • Solicitar transferência de tecnologia - UFSCAR
  • Obter incentivos fiscais do PADIS
  • Obter Alerta sobre Notificações à OMC referentes a Barreiras Técnicas ao Comércio
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Incubação de projeto tecnológicoProjetos de startups e de empresasAuxílio a empreendimentos
Aviso
Sua avaliação já foi realizada
Erro
Avaliação indisponível no momento
Erro
Erro ao gravar motivo da avaliação.
As informações desta página foram úteis para você?
100% 0%
Média dos últimos 12 meses.
250
Agradecemos a sua contribuição para a melhoria do GOV.BR!
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca