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Consultar Informações sobre a Qualidade do Ar no Brasil

Info

Meio Ambiente e Clima

Outros Serviços > Análises
Consultar Informações sobre a Qualidade do Ar no Brasil (MonitorAr) " MonitorAr" , " Indice de Qualidade do Ar" , " IQAr"
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Avaliação: Sem Avaliação
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 04/11/2025
  • O que é?
    • O MonitorAr é um sistema do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que mostra, em tempo real, como está a qualidade do ar em várias regiões do Brasil.
    • Reúne informações das estações oficiais de monitoramento e usa o Índice de Qualidade do Ar (IQAr) para indicar se o ar está bom, moderado, ruim, muito ruim ou péssimo, contribuindo para a transparência e a conscientização sobre as condições ambientais.
  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer pessoa pode utilizar o MonitorAr

    A consulta é aberta a qualquer interessado em acompanhar a qualidade do ar no Brasil

    Não é necessário cadastro ou autorização, basta acessar o site https://monitorar.mma.gov.br ou baixar o aplicativo e consultar as informações das estações oficiais de monitoramento

     

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Acessar o site ou aplicativo MonitorAr

      Acesse o sistema pelo site oficial ou faça o download do aplicativo MonitorAr na loja de aplicativos do seu dispositivo (Google Play Store ou Apple App Store)

      Canais de prestação

        Web : 

      https://monitorar.mma.gov.br/

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      E-mails: dqa@mma.gov.br e monitorar@mma.gov.br

      Telefones (61) 2028-2362 e (61) 2028-2025

        Aplicativo móvel : 
      Acesso por aplicativo para celulares Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.mma.monitorar
      Acesso por aplicativo para celulares iOS: https://apps.apple.com/br/app/monitorar/id1560237981
      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      E-mails: dqa@mma.gov.br e monitorar@mma.gov.br

      Telefones (61) 2028-2362 e (61) 2028-2025

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Consultar as informações

      Abra o aplicativo ou site e escolha a localização que deseja consultar (por exemplo, uma cidade, estado ou região)

      O usuário pode buscar estações específicas, ver dados históricos e mapas interativos

      Canais de prestação

        Web : 

      https://monitorar.mma.gov.br/

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      E-mails: dqa@mma.gov.br e monitorar@mma.gov.br

      Telefones (61) 2028-2362 e (61) 2028-2025

        Aplicativo móvel : 
      Acesso por aplicativo para celulares Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.mma.monitorar
      Acesso por aplicativo para celulares iOS: https://apps.apple.com/br/app/monitorar/id1560237981
      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      E-mails: dqa@mma.gov.br e monitorar@mma.gov.br

      Telefones (61) 2028-2362 e (61) 2028-2025

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Os dados estão disponíveis de forma imediata. Caso haja indisponibilidade do sistema, o usuário deve registrar reclamação na Plataforma Fala.BR e o prazo para solução é de 60 (sessenta) dias.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Telefones (61) 2028-2362 e (61) 2028-2025


    Este é um serviço do(a) Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Consultar dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)
  • Realizar o Inventário Nacional de PCBs (bifenilas policloradas)
  • Obter autorização de operação inicial para instalação do ciclo do combustível nuclear
  • Obter autorização para operação permanente de instalação nuclear de potência ou pesquisa
  • Solicitar doação de material de divulgação em triatomíneos (barbeiros - vetores da doença de Chagas) - Fiocruz/RJ
  • Acessar informações sobre cooperações e projetos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e entidades vinculadas
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: MonitoArQualidade do arAnálise das condições do ar
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