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Você está aqui: Página Inicial Serviços Realizar homologação de registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo (cronotacógrafo)

Realizar homologação de registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo (cronotacógrafo)

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Terrestre > Trânsito
Realizar homologação de registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo (cronotacógrafo)
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Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    É um instrumento instalado em veículos automotores para registro contínuo, instantâneo, simultâneo e inalterável de dados sobre a operação desses veículos, tais como distância percorrida, velocidade desenvolvida, tempo de viagem, entre outros.

    O equipamento será homologado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), após certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), ou por entidades por ele credenciadas, atendendo aos requisitos técnicos estabelecidos pela Resolução CONTRAN nº 938, de 28 de março de 2022.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas fabricantes de cronotacógrafos.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Enviar documentos por meio de peticionamento eletrônico

      Peticionamento via SEI: https://sei.transportes.gov.br/sei

      Canais de prestação

        Web : 

      Peticionamento via SEI: https://sei.transportes.gov.br/sei;
      e Certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Se houver pendência na documentação, a SENATRAN entrará em contato por e-mail. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
        • Requerimento assinado pelo representante da empresa; Contrato Social;
        • CNPJ;
        • Certidão de regularidade fiscal;
        • Informações da empresa (endereço, contato, e-mail e telefone);
        • Identificação do produto a ser homologado (fabricante, marca, modelo).
        • Certificado de aprovação do equipamento emitido pelo INMETRO, atendendo à legislação metrológica em vigor.
        • Relatório Técnico atestando a conformidade do tacógrafo a ser homologado, em relação às exigências da Resolução CONTRAN nº 938, de 28 de março de 2022 e seus anexos.

      Tempo de duração da etapa

      Até 60 dia(s) corrido(s)
    2. Aguardar análise da documentação

      do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), atendendo aos requisitos técnicos estabelecidos pela Resolução CONTRAN nº 938, de 28 de março de 2022 

      Canais de prestação

        Web : 

      Peticionamento via SUPER SEI: https://sei.transportes.gov.br/sei

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Se houver pendência na documentação, a SENATRAN entrará em contato por e-mail. 

      Tempo de duração da etapa

      Até 60 dia(s) corrido(s)
    3. Verificar publicação da Portaria específica

       Acompanhar o peticionamento eletrônico 

      Canais de prestação

        Web : 

      Peticionamento via SUPER SEI: https://sei.transportes.gov.br/sei

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 60 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    A partir da data do recebimento do peticionamento eletrônico. Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    No caso de pendências, a reanálise ocorrerá em 60 dias da data de apresentação das informações complementares. Se houver pendência na documentação, a SENATRAN entrará em contato por e-mail.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    E-mail: cat@transportes.gov.br


    Este é um serviço do(a) Ministério dos Transportes . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação
    • Resolução CONTRAN nº 938, de 28 de março de 2022.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Solicitar verificação subsequente de cronotacógrafo
  • Obter autorização para atuar como posto autorizado de cronotacógrafo - INMETRO
  • Homologar medidores de transmitância luminosa
  • Realizar adesão ao sistema FunsetNet
  • Solicitar aprovação de projeto para exploração direta ou indireta de áreas instalações não afetas às operações portuárias, para fins de revitalização
  • Obter material de referência sobre medição e qualidade ou material de referência certificado
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: CronotacógrafoRegistrador Instantâneo e inalterável Veículos, distância percorrida
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