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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar credenciamento de empresas de inspeção da qualidade

Solicitar credenciamento de empresas de inspeção da qualidade

Info

Energia, Minerais e Combustíveis

Petróleo e derivados > Produtos Derivados
Solicitar credenciamento de empresas de inspeção da qualidade
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Avaliação: Sem Avaliação
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Credenciamento de laboratórios como empresas de inspeção da qualidade para o exercício das atividades de controle da qualidade na importação de produtos sujeitos à regulação da ANP nos termos da Resolução ANP nº 859/2021.

    Para utilizar esse serviço você deve ter um cadastro como usuário externo do SEI-ANP. Para mais informações acesse o serviço "Solicitar cadastro como usuário externo no SEI-ANP".

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresa localizada em território nacional que possua capacidade analítica própria para realizar todas as análises das características físico-químicas listadas no Anexo I da Resolução ANP nº 859, de 06 dezembro de 2021,  para pelo menos um dos produtos de que trata o art. 2º da mesma.

    Cumprir as exigências constantes da Resolução ANP nº 859, de 06 dezembro de 2021, em especial aquelas descritas nos artigos 5º ao 8º.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Peticionamento eletrônico de credenciamento

      O solicitante deve entrar com usuário e senha no link SEI - Acesso Externo e peticionar seu credenciamento. Será verificada toda documentação apresentada no peticionamento eletrônico com avaliação da conformidade. Em caso de não conformidade, será encaminhado oficio, dando um prazo de 30 dias, para atendimento das solicitações.

      Canais de prestação

        Web : 

      SEI/Sistema Eletrônico de Informação: Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Quando o sistema informatizado se encontrar indisponível o usuário deve utilizar o e-mail sbq_cpt@anp.gov.br

      Dúvidas

        E-mail : 

      Dúvidas sobre o procedimento de credenciamento de empresas de inspeção da qualidade devem ser encaminhadas para o e-mail sbq_cpt@anp.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • I - requerimento da interessada, devidamente preenchido e assinado com as informações solicitadas no modelo estabelecido no Anexo I da Resolução ANP nº 859, de 06 dezembro de 2021

      • II - ato representativo da pessoa jurídica requerente nomeando seu representante legal junto à ANP, por meio de procuração simples;

      • III - documento de identificação do representante legal de que trata o inciso II;

      • IV - cópia do registro no órgão de classe competente do responsável técnico da unidade laboratorial a ser credenciada.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Receber vistoria da ANP na unidade laboratorial própria da empresa

      Nessa etapa, o Centro de Pesquisas e Análise Técnica (CPT) fará uma vistoria para verificação dos requisitos da capacidade analítica da empresa requerente de acordo com o Art. 8° da Resolução 859/2021. Após a vistoria, é elaborado um relatório apontando as não conformidades encontradas. O agente interessado tem 120 dias para apresentar as evidências de saneamento dessas.

      Canais de prestação

        Web : 

      SEI/Sistema Eletrônico de Informação: Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Quando o sistema informatizado se encontrar indisponível o usuário deve utilizar o e-mail sbq_cpt@anp.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • I - procedimentos de amostragens, em atendimento às normas técnicas indicadas nos regulamentos da ANP que estabelecem as especificações dos produtos regulados pela ANP;

      • II - procedimentos operacionais, técnicos e de controle metrológico dos equipamentos para o cumprimento das normas técnicas, em sua versão mais atual, na execução das análises da características físico-químicas listadas no Anexo I da Resolução nº 859/2021;

      • III - infraestrutura de manutenção do laboratório com seus registros de controle; e

      • IV - outros itens relacionados com o objeto da Resolução nº 859/2021.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 3 dia(s) corrido(s)
    3. Realizar peticionamento eletrônico das evidências de saneamento das não conformidades

      O solicitante deve entrar com usuário e senha no link: SEI - Acesso Externo (anp.gov.br) e peticionar as evidências de atendimento às não conformidades.

      Canais de prestação

        Web : 

      SEI/Sistema Eletrônico de Informação: Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Quando o sistema informatizado se encontrar indisponível o usuário deve utilizar o e-mail sbq_cpt@anp.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Evidências de saneamento das não conformidades, como fotos, notas fiscais, procedimentos técnicos, entre outros, conforme apontado no relatório de vistoria.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Aguardar a avaliação das evidências apresentadas

      Será realizada a análise das evidências apresentadas para sanar as não conformidades apontadas no relatório de vistoria. Tendo sido comprovado o saneamento de todas as não conformidades, é publicado no DOU o credenciamento do interessado como empresa de inspeção da qualidade.

      Canais de prestação

        Web : 

      Diário Oficial da União - DOU

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Quando o sistema informatizado se encontrar indisponível o usuário deve utilizar o e-mail sbq_cpt@anp.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Evidências de saneamento das não conformidades, como fotos, notas fiscais, procedimentos técnicos, entre outros, conforme apontado no relatório de vistoria.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 30 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 180 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O tempo do processo pode variar a depender do envio da documentação correta, prazo para agendamento da vistoria, prazo para correção das não conformidades encontradas e número de solicitações de credenciamento.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Telefone: (61) 3255-5340


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Resolução ANP nº 680/2017: https://atosoficiais.com.br/anp/resolucao-n-680-2017                                               

    • Resolução ANP nº 859/2021: https://atosoficiais.com.br/anp/resolucao-n-859-2021


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000​


  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    Dados pessoais tratados por este Serviço
    • Nome
    • E-mail
    • Endereço
    • RG
    • CPF
    • Registro nos conselhos de classe

    Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
    • Este serviço não coleta dados pessoais sensíveis nos termos do Art. 5º, II da Lei nº 13.709/2018.

    Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

    Prazo de retenção para dados pessoais
    Indeterminado

    Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)
    • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador

    Finalidade do tratamento

    Solicitação de credenciamento como empresa de inspeção da qualidade.

    Previsão legal do tratamento

    Resolução ANP nº 859, de 2021

    Dados pessoais compartilhados com outras instituições

    Não é realizado compartilhamento de dados pessoais e dados pessoais sensíveis com outras instituições públicas ou privadas.

    País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

    Não é realizada transferência internacional de dados pessoais e dados pessoais sensíveis.

    Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
    https://www.gov.br/anp/pt-br/acesso-a-informacao/termo-uso-politica-privacidade-lgpd.pdf/view

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  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Empresas de inspeçãoQualidadeCombustível importadoCertificação de qualidade
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