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Serviços EstaduaisSolicitar atendimento no Procon/MS - SEAD | Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor

Info

Justiça e Segurança

Mato Grosso do Sul
Solicitar atendimento no Procon/MS - SEAD | Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor
Iniciar
Última Modificação: 30/09/2025
  • O que é?

    Canal que recebe, analisa, avalia e encaminha as manifestações de pessoas físicas e jurídicas, visando a transparência e harmonia nas relações de consumo.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadão, Empresa

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Por tipo de atendimento:

      Atendimento Preliminar: Intermediação realizada de forma presencial e por telefone, onde servidor do Procon/MS busca esclarecer os fatos narrados pelo consumidor junto ao fornecedor, em busca de uma solução dentro dos limites da razoabilidade.



      CIP (Carta de Informações Preliminares): Modalidade de atendimento em que se emite carta ao fornecedor cadastrado para que encaminhe informações, cópias de documentos e eventual solução a demanda apresentada pelo consumidor. O prazo para resposta é de 10 dias. Não havendo resposta e findo o prazo, o caso será convertido em uma reclamação.



      Abertura direta de reclamação: Formalização de processo administrativo aberto pelo consumidor, mediante conhecimento do fornecedor, passível de conciliação entre as partes. Na hipótese de não atendimento e constatada a violação de direitos, o caso terá seu mérito julgado e aplicada sanção pecuniária revertida ao FEDC (Fundo Estadual de Defesa do Consumidor).



      Denúncia: Modalidade de atendimento em que se apresenta a instituição eventual situação de risco a vida, saúde e segurança, que esteja em desacordo com as normas e leis de proteção e defesa do consumidor.



      Extra PROCON: Orientação fornecida ao consumidor, após análise prévia, em que se indica atendimento em outro órgão competente, pois sua demanda não se caracteriza como relação de consumo prevista no CDC (Código de Defesa do Consumidor).

      Canais de prestação

      • Online

      • Presencial

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações

    Este é um serviço do Estado Mato Grosso do Sul

    Serviço: https://www.ms.gov.br/direitos-e-cidadania/solicitar-atendimento-no-proconms97

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    (67) 3318-4141

    Tags:
  • defesa do consumidor
  • direitos do consumidor
  • procon ms
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