Saúde e Vigilância Sanitária
-
O que é?
Atender aos pacientes que fazem uso abusivo de álcool e/ou outras drogas como cocaína, maconha, crack e substâncias psicoativas de forma prejudicial ou em crise aguda.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Todo Cidadão adulto e adolescente.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Solicitar atendimento psiquiátrico
O paciente poderá ser atendido por demanda espontânea. A indicação do tratamento se dará conforme seu Projeto Terapêutico Singular, elaborado pela equipe de atendimento. O paciente passa primeiro pelo serviço de acolhimento da Unidade, onde é avaliada a intensidade da relação do paciente com a droga ou álcool, os comprometimentos psíquicos e orgânicos sofridos e os danos sociais envolvidos, tais como o rompimento com os laços familiares, trabalho e escola.
Após essa avaliação, o paciente poderá ser encaminhado para os procedimentos mais adequados ao seu caso.
O atendimento é feito de forma interdisciplinar (psiquiatria, psicoterapia e clínica médica) aos usuários de substâncias psicoativas em uso prejudicial ou quando o usuário se encontra em crise. O Projeto Terapêutico Singular é construído com o paciente.
O paciente com quadro mais grave e agudo, em uso mais intenso de substâncias e em vulnerabilidade social, e que apresenta também comorbidades clínicas poderá ser assistido na permanência-dia da Unidade.
É oferecido atendimento ambulatorial ao paciente que necessita de um acompanhamento psiquiátrico (medicamentoso ou não) e terapêutico.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 7 às 19 horas e possui 4 leitos para o acolhimento noturno aos pacientes que necessitam de cuidados por 24 horas.Canais de prestação
-
Presencial
Tempo de duração da etapa
Não especificado
-
-
Solicitar atendimento psiquiátrico
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Minas Gerais
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato