Infraestrutura, Trânsito e Transportes
-
O que é?
O Detran-MG disponibiliza sistema informatizado para utilização das entidades representativas cadastradas, que devem enviar por meio eletrônico todas as informações relativas aos seus associados. Caso as informações não sejam enviadas, os associados não poderão atuar no âmbito deste Departamento de Trânsito.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Entidades representativas dos despachantes.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Realizar Cadastro.
Processo de cadastramento de entidades representativas de despachantes, regulamentado pela Portaria 393/2009 do Detran-MG.
De acordo com a Lei 18037/2009, despachante documentalista é a pessoa física que representa o cliente, mediante sua anuência e independentemente de mandato, perante os órgãos públicos, nos atos de, entre outros:
- trâmite de documentos de veículos automotores, impostos sobre a propriedade desses veículos, taxas, multas e emolumentos incidentes sobre serviço de trânsito e transporte;
- revalidação de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- obtenção de atestados de qualquer natureza; e
- obtenção de documentos e certidões em órgãos públicos estaduais.
Canais de prestação
-
Digital
Tempo de duração da etapa
Não especificado
-
Realizar Cadastro.
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Minas Gerais
Serviço: https://www.mg.gov.br/servico/cadastrar-entidades-representativas-de-despachantes
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato