Infraestrutura, Trânsito e Transportes
O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
Serviço para a pessoa condutora de veículo solicitar inclusão da atividade remunerada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD).
-
Quem pode utilizar este serviço?
Condutores(as) cadastrados(as) em Minas Gerais.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Atualizar endereço
É dever da pessoa habilitada garantir que o endereço esteja sempre atualizado no sistema da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG). Caso solicite esse serviço sem atualizar o endereço, será direcionada para a clínica do município registrado no sistema, sem possibilidade de alteração, e o documento de habilitação será entregue no endereço cadastrado.
Para atualizar o endereço do(a) condutor(a), clique aqui.
Canais de prestação
-
Digital
Tempo de duração da etapa
Não especificado
-
-
Preencher o formulário eletrônico
Você deve preencher o formulário eletrônico no site da CET e clicar em "avançar" para emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) de alteração dos dados.
Canais de prestação
-
Digital
Tempo de duração da etapa
Não especificado
-
-
Pagar o boleto (DAE)
Efetue o pagamento do DAE por PIX ou em uma das unidades dos Bancos credenciados.
ATENÇÃO!
Para maior agilidade pague no PIX. O pagamento também pode ser feito por meio de boleto, nos bancos credenciados (Brasil, Bradesco, CAIXA, Itaú, Mercantil, Santander, SICOOB e Correspondentes Bancários: Mais BB e Casas Lotéricas). Os pagamentos realizados fora da rede credenciada não têm prazo para compensação e podem não ser reconhecidos.
Para não cair em golpes fique atento ao link de acesso ao serviço, que deverá ser www.transito.mg.gov.br ou www.fazenda.mg.gov.br
Para consultar o comprovante de pagamento de taxa clique aqui.
Canais de prestação
-
Digital
Tempo de duração da etapa
Não especificado
-
-
Agendar o Exame Psicológico
Condutores residentes nos municípios de Belo Horizonte, Betim, Vespasiano, Confins e Brumadinho podem realizar o agendamento dos exames médico e psicotécnico de forma digital. Clique no botão 'Agendar Clínica Médica' e preencha o formulário.
Logo tal funcionalidade será expandida para outros municípios.
O(a) condutor(a) dos demais municípios deverá entrar em contato com a Clínica no telefone impresso no DAE ou ir pessoalmente em uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI), ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC).
O condutor não poderá escolher o local em que fará o exame psicológico, mas poderá escolher data e horário, conforme disponibilidade das Clínicas. A taxa de realização do exame deve ser paga diretamente na Clínica, no dia agendado.
ATENÇÃO!
Condutores das categorias C, D e E devem apresentar o laudo do exame toxicológico na clínica médica para realizar os exames médico e psicotécnico. Para consultar os laboratórios que realizam o exame toxicológico, clique aqui.
Canais de prestação
-
Digital
-
Presencial
Tempo de duração da etapa
Não especificado
-
-
Acompanhar a entrega da CNH
A CNH alterada será entregue pelos Correios no endereço do(a) condutor(a) que consta no sistema da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, em até dez dias úteis.
O correio realizará três tentativas de entrega, e caso não seja atendido, a CNH ficará disponível no Centro de Distribuição de Documentos (CDD) mais próximo da residência do(a) condutor(a) por 20 dias.
Após esse período, será enviada na capital para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, e no interior será disponibilizada na unidade de referência da sua localidade (UAI / Ciretran da cidade).Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE.
Para agendar atendimento em uma UAI, clique aqui.
Caso não seja possível agendar atendimento na UAI de seu município, clique aqui para agendar atendimento na Ciretran. Se o agendamento on-line para a Ciretran de sua cidade não estiver disponível, o atendimento será realizado por ordem de chegada.
Canais de prestação
-
Digital
-
Presencial
Tempo de duração da etapa
Não especificado
-
-
Atualizar endereço
-
Outras Informações
Este é um serviço do Estado Minas Gerais
Serviço: https://www.mg.gov.br/servico/incluir-atividade-remunerada-doa-condutora
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato