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Você está aqui: Página Inicial Serviços Estaduais Obter atendimento para tratamento de hemoglobinopatias

Serviços EstaduaisObter atendimento para tratamento de hemoglobinopatias

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Minas Gerais
Obter atendimento para tratamento de hemoglobinopatias Você também pode conhecer este serviço como: Hemoglobinopatia SC (Hb SC), SBeta talassemias, doença falciforme, anemia falciforme ( Hb SS), talassemia
Última Modificação: 09/04/2025
  • O que é?

    Tratamento de pacientes com diagnóstico confirmado para alguma hemoglobinopatia.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoas com diagnóstico confirmado para alguma das hemoglobinopatias.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Comparecer à Hemominas para realizar avaliação médica

      O(A) paciente e o(a) acompanhante (se menor de idade) comparece à secretaria do ambulatório das unidades da Hemominas, de posse do encaminhamento do(a) médico(a) externo com diagnóstico obtido pelo teste do pezinho (crianças nascidas na rede pública), para avaliação do(a) médico(a) de plantão do ambulatório da unidade de referência incluindo o encaminhamento do(a) médico(a) que realizou o diagnóstico da doença.

      Adultos ou crianças da rede privada,  com diagnóstico tardio devem apresentar o relatório do(a) médico(a) externo com resultado de hemograma e eletroforese de hemoglobina.

       

      Canais de prestação

      • Presencial

      Tempo de duração da etapa

      Não especificado

    2. Agendar atendimento no ambulatório

      O agendamento poderá ser feito presencialmente e também por telefone, em que deverão ser informados os dados pessoais, o encaminhamento do(a) médico(a) externo e resultados de exames.

      No caso do encaminhamento médico externo, o relatório médico é imprescindível, contendo minimamente hemograma e eletroforese de hemoglobina.  Estes poderão ser enviados, previamente, para o e-mail da unidade de atendimento do(a) paciente, conforme descrito abaixo, para avaliação do(a) médico(a) de plantão.

      Hemocentro de Belo Horizonte:  e-mail: hbh.cadastropacientes@hemominas.mg.gov.br; Telefone: (31) 3768-4671 OU 3768-4596.

      Canais de prestação

      • Digital

      • Presencial

      Tempo de duração da etapa

      Não especificado

    3. Comparecer ao setor de cadastro do ambulatório da unidade da Hemominas

      O(A) paciente comparece no cadastro do ambulatório da unidade da Hemominas onde foi feito o agendamento.

      Canais de prestação

      • Presencial

      Tempo de duração da etapa

      Não especificado

    4. Realizar a consulta

      É realizada uma consulta clinica detalhada para investigação do diagnóstico, se confirmado e sendo necessário, inicia-se tratamento específico.

      Confirmado o diagnóstico, o(a) paciente será encaminhado(a) para atendimento pela equipe multi-profissional da Hemominas.

      Canais de prestação

      • Presencial

      Tempo de duração da etapa

      Não especificado

    5. Retirar a carteira de identificação de paciente com a Hemoglobinopatia

      Além da carteira de identificação de paciente, a Hemominas fornece também um relatório médico com orientações sobre sua doença, para ser entregue ao(a) médico(a) de referência.



      Canais de prestação

      • Presencial

      Tempo de duração da etapa

      Não especificado

    6. Retirar medicamento

      O(A) paciente é encaminhado para a farmácia da unidade de atendimento da Hemominas para recebimento de  ácido fólico, analgésicos (se necessário), antiobiótico profilático até os cincos anos de idade e nos esplenectomizados, enquanto houver indicação médica.

      Canais de prestação

      • Presencial

      Tempo de duração da etapa

      Não especificado

  • Outras Informações

    Este é um serviço do Estado Minas Gerais

    Serviço: https://www.mg.gov.br/servico/obter-atendimento-para-tratamento-de-hemoglobinopatias

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Acesse o site

    Tags:
  • Sistema Único de Saúde - SUS
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