A Camex (Câmara de Comércio Exterior) é o órgão responsável por elaborar políticas públicas direcionadas ao comércio exterior e à atração de investimentos diretos. Suas decisões visam dar conta da missão de ampliar a inserção da economia brasileira no mercado internacional. Esse trabalho não pode ser realizado sem que o setor privado esteja envolvido nessa discussão. Nesse sentido, a Câmara criou o Conselho Consultivo do Setor Produtivo (Conex), um colegiado representado por membros da
sociedade civil e pelo setor empresarial. Com duas reuniões no ano, o Conex aprofundará o debate em torno dessa maior presença do Brasil na economia global, buscando elementos e argumentos que cooperem com o governo brasileiro para a elaboração de políticas que favoreçam o comércio exterior brasileiro e a atração de investimentos.
→ Conheça a Camex
"Com estrangeiros na mira, 200 normas podem ser revistas"
Confira a matéria publicada pelo Valor Econômico sobre a atuação do Coninv.
→ Acesse a matéria

"Setor privado ganha voz em discussões sobre comércio exterior no governo"
Confira a matéria exclusiva publicada pela revista Veja sobre o Conex.
→ Acesse a matéria
"Com novo perfil, Camex reativa conselho privado"
Confira a matéria exclusiva publicada pelo Valor Econômico sobre o Conex.
→ Acesse a matéria

“A inserção do Brasil à economia global e o novo Conselho Consultivo do Setor Privado da Camex”.
Leia a íntegra do artigo do secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Carlos Pio, publicado no Estadão.
→ Acesse a matéria
Daniel Feffer
ICC Brasil
À frente da Câmara de Comércio Internacional (ICC) no Brasil, é vice-presidente do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose, considerada uma das 10 maiores do mercado mundial na produção de celulose de eucalipto.
Emanuel Ornelas
FGV
Professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV), também é editor associado do Journal of International Economics e pesquisador do Center for Economic Policy Research e do International Growth Center.
Fábio Pereira Zacharias
Pro Teste
Country manager da Proteste, atuou nas mais relevantes empresas do setor de telefonia e ExxonMobil.
Francisco Gomes Neto
Embraer
É CEO e presidente da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), holding responsável pela fabricação de aviões militares, comerciais, executivos ou agrícolas – considerada a 3ª maior fabricante de jatos comerciais do mundo.
Honório Kume
Universidade Estadual do RJ
Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), é especialista em comércio exterior e política comercial. Já foi coordenador de pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do extinto Ministério da Fazenda e da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex)
Irenilda Alves dos Santos
Petruz Fruity
Representante do setor de frutas e derivados para exportação, com grande conhecimento em logística de fornecimento e certificados internacionais.
João Martins da Silva Júnior
CNA
Comanda a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) desde 2015, quando a então presidente Kátia Abreu se licenciou para assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no governo de Dilma Rousseff. Sob sua direção, criou o Conselho das Entidades do Setor Agropecuário (Conselho do Agro) e reformulou as câmaras do leite e da carne bovina.
Jorge Sukarie Neto
Brasoftware Informática
Foi pioneiro na era digital quando criou, em 1987, a Brasoftware Informática. Há quase 40 anos como CEO, transformou a empresa em uma das maiores revendedoras de soluções em tecnologia do Brasil, com uma cartela que soma mais de 450 mil clientes dos setores público e privado.
Luigi Nese
CNS
Um dos líderes da Confederação Nacional dos Serviços com experiência em gestões públicas e conhecimento em tributação, desoneração e crédito.
Luiz Osvaldo Pastore
IBR-Lam
Presidente da Ibrame, foi suplente de Rose de Freitas e Gerson Camata no Senado Federal. Em seus mandatos, priorizou simplificar o sistema tributário, o apoio à cultura e a preservação do meio ambiente.
Marco Antônio Silva Stefanini
Stefanini
CEO e fundador da Stefanini, o empresário é especialista em transformação digital e internacionalização de empresas.
Mario Alberto Marchini
AMCM
Empresário com experiência em entidades dos setores de Indústria, comércio e serviços, com foco em empresas usuárias de serviços ambientais.
Pedro Cavalcante
FGV
É diretor-executivo do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – onde também atua como professor da Escola de Pós-Graduação em Economia. Possui estudos sobre crescimento e desenvolvimento econômico.
Roberto Rodrigues
Pesquisador
Ex-ministro da Agricultura, Roberto é Engenheiro agrônomo com especialização em administração rural e foco em temas relativos à cooperativas de crédito.
Robson Braga de Andrade
CNI
É o atual presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), cargo que ocupa desde 2010. Também está à frente do Conselho Deliberativo do Sebrae e da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Ronaldo Cruz
Oktagon Games
Foi um dos fundadores da Calibre Games, uma desenvolvedora de jogos sob demanda para consoles e computador, que foi fundada em 2004 no projeto de incubadora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Desde 2009, a companhia se chama Oktagon e conta com 30 funcionários.
Sandra Polônia Rios
Cindes
É diretora do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes), professora de Política Comercial na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), consultora da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sócia da Ecostrat Consultores – especializada em negociações comerciais internacionais e política de comércio exterior.
Valter Pitol
Copacol
Representante do agronegócio, o empresário é focado em temas voltados para o cooperativismo e conhecido pelas iniciativas inovadoras reconhecidas pela geração de emprego e renda no setor.