Notícias
SUSTENTABILIDADE
Silvio Costa Filho ressalta a importância do combustível do futuro em reunião do CNPE
Com a presença do presidente Lula, o ministro do MPor participou da reunião do Conselho Nacional de Política Energética - Foto: Claudio Kbene/ PR
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou nesta terça-feira (25) a importância do Combustível Sustentável de Aviação (SAF), o combustível do futuro, para a descarbonização e o desenvolvimento com sustentabilidade do setor aéreo. Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro participou da 2ª reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
"Estamos comprometidos em construir um setor que alie desenvolvimento econômico à responsabilidade ambiental. E nossas prioridades, alinhadas aos esforços do Governo Federal, são promover o transporte sustentável, reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor e adotar tecnologias e práticas inovadoras para fomentar a descarbonização”, afirmou Silvio Costa Filho, após participar da reunião do CNPE, em que o Governo Federal anunciou aumento da mistura de etanol e biodiesel na gasolina e no diesel.
De acordo com o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação, criado pela Lei do Combustível do Futuro (Lei nº 14.993/24), a meta é reduzir suas emissões em 1% em 2027 e ampliar a redução progressivamente até 10% em 2037.
O CNPE é o principal órgão estratégico de assessoramento do presidente da República para a formulação de políticas e diretrizes energéticas do país. Além do MPor e do Ministério de Minas e Energia (MME), que preside o Conselho, compõem o grupo outros 15 ministérios, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), representantes da sociedade civil e instituições de ensino.
Recorde histórico
Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou os dados de movimentação recorde de passageiros nos terminais do país, divulgados nesta terça-feira (24) pelo Ministério de Portos e Aeroportos. "O país vai chegar no final do ano com 10 milhões de turistas estrangeiros visitando o Brasil. Para mim é prazeroso saber que o povo brasileiro voltou a viajar, a viajar internamente, para conhecer o seu país”, destacou o presidente.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos