Notícias
PORTOS
Ministério de Portos e Aeroportos realiza Caravanas da Inovação no Maranhão
Caravana da Inovação chega a São Luís com foco em soluções sustentáveis - Foto: Divulgação
“Inovar é preciso!” Esse foi o lema de mais uma edição da Caravana da Inovação, iniciativa itinerante promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Hub de Inovação Brasil Export. O objetivo é desenvolver, difundir e fortalecer a cultura da inovação no setor portuário brasileiro.
Nesta segunda-feira (16), São Luís (MA) recebeu uma nova rodada de debates durante evento realizado no Multicenter Sebrae. Gestores, especialistas e autoridades do setor portuário se reuniram para discutir avanços tecnológicos, compartilhar experiências e debater as perspectivas para a modernização da infraestrutura logística do país.
Maíra Cervi Barrozo do Nascimento, ouvidora do MPor, abriu os debates destacando o compromisso do Governo Federal em trabalhar a inovação de forma integrada, com foco nos pilares ESG – ambiental, social e de governança. “Nesta edição, por exemplo, temos apresentações institucionais e dois painéis que dialogam diretamente com o trabalhador portuário e com a governança do ecossistema de inovação, um tema que o Ministério tem dado cada vez mais atenção”, afirmou.
O diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, Tetsu Koike, reforçou a importância do porto público como bem estratégico para o país. “O porto organizado é um bem público. Ele cumpre uma função essencial e estratégica para o Brasil”, destacou.
Durante sua participação, Koike levantou questionamentos fundamentais que desafiam o setor portuário no caminho da inovação:
- Como engajar e coordenar os agentes públicos e privados em prol da inovação setorial portuária?
- Como construir e consolidar uma cultura de inovação no setor?
- Que novos instrumentos podem ser criados para garantir o financiamento contínuo da inovação?
O diretor também apresentou as iniciativas já em andamento no MPor dentro da agenda de Inovação Portuária, como
- Programa Navegue Simples: Decreto nº 12.078/2024, focado na desburocratização e inovação nas outorgas portuárias (1º ciclo: 2024-2027);
- Política de Sustentabilidade do MPor: Instituída pela Portaria nº 58, de 24/01/2025, abrangendo os setores portuário, aquaviário, aeroviário e aeroportuário;
- Caravanas da Inovação Portuária: ação itinerante para disseminar a cultura da inovação no setor.
Próximos destinos
A Caravana da Inovação já passou pelos portos de Pernambuco, Bahia e Maranhão, e em agosto desembarca em Fortaleza (CE), ampliando o alcance dessa agenda estratégica.
Saiba mais: www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br/caravanas-da-inovacao-portuaria
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos