Notícias
De 8 a 12 de dezembro, museus e espaços de memória das cinco regiões promovem atividades voltadas à reflexão sobre memória, verdade, justiça e direitos humanos.
Semana Nacional de Visita a Sítios de Memória e Consciência reforça o Dia dos Direitos Humanos com ações em todo o país.
A Semana Nacional de Visita a Sítios de Memória e Consciência tem início hoje, 8 de dezembro de 2025, e segue até o dia 12, com ações em museus e espaços de memória distribuídos pelas cinco regiões do país. A programação tem como ponto central o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), reforçando o compromisso com a reflexão sobre memória, verdade, justiça e a promoção dos direitos humanos.
Os Sítios de Memória e Consciência (SMC) desempenham papel fundamental na preservação da história recente do Brasil, especialmente no que se refere às lutas por direitos humanos, às narrativas de resistência e aos processos de reparação. Articulados por redes como a REBRAPESC (Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e Consciência) e reunidos em sua diversidade no futuro portal SMC , esses espaços registram e difundem memórias sobre violações, trajetórias de enfrentamento às opressões e experiências que contribuem para fortalecer a democracia.
Em um contexto em que a memória social se torna cada vez mais disputada, a visitação aos Sítios de Memória e Consciência ganha caráter urgente. Esses locais atuam como instrumentos de educação cidadã, estímulo à análise crítica do passado e construção de uma consciência social comprometida com a não repetição de violações.
A Semana é realizada pelos cursos de Museologia e Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a REBRAPESC e com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A iniciativa reforça o papel das instituições culturais e da universidade na promoção da memória histórica, no reconhecimento das narrativas de resistência e no fortalecimento de uma cultura de direitos humanos no Brasil.
A programação regional completa será divulgada ao longo da semana, com informações sobre as atividades previstas em cada região e a participação dos diversos Sítios de Memória e Consciência espalhados pelo país. As atualizações poderão ser acompanhadas pelas redes sociais do Ibram, da UFPE, da REBRAPESC e demais parceiros envolvidos na iniciativa.
Abaixo, segue imagens contendo a programação nacional da semana, com as atividades que acontecem simultaneamente em diferentes regiões do país.






