Notícias
Ibram, MEC e MCTI discutem acordo para fortalecer integração entre ciência, cultura e educação
Na segunda-feira, 8 de setembro, o Instituto Brasileiro de Museus sediou uma reunião com representantes da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) e do Departamento de Popularização de Ciência e Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O encontro marcou mais um passo nas tratativas para a construção de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as três pastas.
A proposta em debate prevê intercâmbio e cooperação institucional, técnica, científica e operacional em áreas estratégicas, contemplando museus de ciência, museus universitários, museus históricos e espaços científico-culturais. O objetivo é alinhar iniciativas que aproximem ciência, cultura e educação da sociedade brasileira.
Entre as ações previstas, estão a implementação conjunta dos programas Mais Ciência na Escola e Pop Ciência, que buscam ampliar a educação e a cultura científica para estudantes e profissionais da educação básica — incluindo a educação profissional técnica —, além de universitários e pesquisadores.
De acordo com os representantes envolvidos, a iniciativa tem como meta fortalecer a atuação integrada do Estado na promoção da ciência, da cultura e da formação cidadã, valorizando o papel dos museus e espaços culturais como ambientes de aprendizagem, pesquisa e inovação.