Plenárias das Mulheres e Juventudes nos Biomas Pós-COP30

O que são as plenárias?
As Plenárias Mulheres e Juventudes nos Biomas pós-COP30 são espaços de escuta, diálogo e construção coletiva que reúnem mulheres, jovens, lideranças comunitárias, movimentos sociais e representantes do poder público em diferentes regiões do Brasil. Realizadas nos diversos biomas do país, essas iniciativas têm como objetivo debater os impactos da crise climática a partir das realidades locais, com atenção às desigualdades de gênero, raça e território.
Mais do que encontros pontuais, as plenárias fortalecem a participação social, ampliam o protagonismo de mulheres e juventudes e contribuem para a formulação de políticas públicas mais justas, inclusivas e conectadas com as demandas dos territórios, dando continuidade às discussões iniciadas no contexto da COP30.
A iniciativa é promovida pelo Ministério das Mulheres, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, com apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e da Presidency Youth Climate Champion (PYCC).
cRONOGRAMA
· Mata Atlântica — Rio de Janeiro (RJ), 9 de abril de 2026
· Pantanal — Campo Grande (MS), 30 de abril de 2026
· Amazônia — Belém (PA), 14 de maio de 2026
· Caatinga — Caruaru (PE), 27 de maio de 2026
· Pampa — Porto Alegre (RS), 10 de junho de 2026
· Cerrado — Brasília (DF), 17 de junho de 2026



