Notícias
PESCA ARTESANAL
MPA participa do Projeto Rondon e leva conhecimento para pescadores e pescadoras artesanais do Amazonas
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) participou, entre os dias 21 e 25 de julho, da Operação Amazonas, promovida pelo Projeto Rondon, no estado do Amazonas. Durante a ação, o MPA participou de oficinas e diálogos com pescadores e pescadoras artesanais em quatro municípios. A iniciativa foi coordenada pelo Ministério da Defesa e teve como objetivo o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da cidadania no interior do Brasil.
Durante a Operação, a Secretaria Nacional de Pesca Artesanal do MPA acompanhou as atividades nas cidades de Careiro da Várzea, Anamã, Anori e Rio Preto da Eva. Nessas localidades, foram realizadas oficinas práticas e informativas sobre filetagem de peixe, processamento de pescado, seguro-defeso, piscicultura e aquaponia – temas estratégicos para o fortalecimento da pesca artesanal na região.
Segundo a chefe da Divisão de Territórios Pesqueiros e Integração de Políticas Públicas do MPA, Bruna Gonçalves, participar do Projeto Rondon foi uma possibilidade de chegar em comunidades de difícil acesso, com desafios logísticos de deslocamento. “Foi uma oportunidade de alcançar nosso público-alvo, levando informações que eles mais precisam”, conta Bruna, ressaltando que 25 universidades brasileiras participaram do projeto, com 262 rondonistas.
“Sobre as oficinas, elas condizem muito com a realidade local, pois a atividade econômica principal de grande parte desses municípios é a pesca artesanal. Logo, o diálogo sobre o seguro-defeso foi muito importante para os pescadores e pescadoras. Os rondonistas utilizaram o material que nós produzimos no MPA sobre o seguro defeso e explicaram passo a passo. Foi uma oportunidade de levar a informação até a ponta”, destaca.
O Amazonas é o quarto estado brasileiro com o maior número de pescadores e pescadoras artesanais, reunindo 141.621 profissionais com Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura. Esse contingente expressivo reforça a importância estratégica da região para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à pesca artesanal.
Projeto Rondon
O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho político e estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional.
Todas as atividades realizadas pelo MPA durante a Operação Amazonas contaram com o suporte logístico do Ministério da Defesa e o apoio do Exército Brasileiro e do Comando Militar da Amazônia. A presença do MPA foi viabilizada pela participação no Comitê de Orientação e Supervisão (COS) do Projeto Rondon – espaço em que os ministérios envolvidos contribuem com a definição das atividades das operações, de acordo com suas competências e áreas de atuação.