Notícias
Relações Internacionais
MPA participa do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, representou o Ministério no evento “II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural”, realizado nessa segunda-feira (19/05), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O encontro contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da Agricultura da União Africana.
O evento pretende fortalecer as relações do Brasil com os países africanos, de modo a promover a cooperação em políticas públicas e programas para o combate à fome e a segurança alimentar em nível global, com foco na agricultura e no desenvolvimento sustentável. Para tanto, reuniu as delegações dos países africanos, além de representantes de organizações internacionais, bancos de desenvolvimento, institutos de pesquisa e organizações sociais.
Em seu discurso, Lula afirmou que o combate à fome é uma das prioridades do governo. “Temos condições de mudar isso e determinar uma prioridade: para quem eu quero governar, quem eu preciso atender, a quem o Estado deve servir? Essa é uma decisão que somente nós, governantes, precisamos tomar”, declarou.
O presidente também ressaltou a importância das discussões com os países africanos. “Precisamos produzir alimentos e sensibilizar o resto do mundo, criando um processo de indignação na mente das pessoas. Não é possível a gente se conformar que, na primeira metade do século 21, existam 730 milhões de pessoas passando fome. É uma marca que não podemos esquecer”, destacou.
André de Paula concordou com o presidente e apontou a relevância do setor pesqueiro no combate à fome. "É preciso produzir mais e melhor para enfrentar esse desafio global e a presença do MPA reforça o papel da pesca e da aquicultura como aliadas no combate à fome e na segurança alimentar, gerando proteína, renda e inclusão para os que mais precisam”, completou.
Compromisso no combate à fome – Como parte do evento, o ministro André de Paula participará, nesta quinta-feira (22/05), de um painel sobre Pesca e Aquicultura em Petrolina (PE). Ao final, será assinada uma declaração final com os compromissos assumidos pelos representantes dos governos brasileiro e dos países africanos.