Notícias
AQUICULTURA
Ministério da Pesca e Aquicultura lança a segunda edição do Prêmio Nacional de Fotografias - Olhares da Aquicultura
Após o sucesso do 1º Prêmio Nacional de Fotografia do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), “Olhares da Aquicultura”, o MPA acaba de lançar a segunda edição.
A premiação tem por objetivo fomentar a produção de imagens sobre o cultivo de pescado em águas da União, ampliar o acervo de imagens do Ministério e promover a divulgação da aquicultura brasileira, sendo destinado à cessionários(as) de águas da União.
O Prêmio conta com as seguintes categorias:
- “Aquicultura Continental”: fotos enviadas por cessionários(as) de águas da União com empreendimentos destinados ao cultivo de peixes em águas continentais;
- “Aquicultura Marinha”: fotos enviadas por cessionários(as) de águas da União com empreendimentos destinados ao cultivo de peixes, moluscos e algas em águas marinhas.
Serão aceitas fotografias que registrem as instalações da produção, as atividades de manejo, comercialização ou despesca e o cotidiano de trabalho na atividade.
Também será concedida Menção Honrosa com o tema “Mulheres na Aquicultura em águas da União” para até 3 fotos que registrem o papel/atuação das mulheres na aquicultura, na condição de cessionária ou trabalhadora.
Poderão participar do prêmio os aquicultores(as) de natureza física ou jurídica, com contrato de cessão de uso de águas da União para fins de aquicultura celebrados junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura.
A participação no prêmio é individual, voluntária e gratuita. As inscrições deverão ser realizadas por meio do preenchimento e envio do Relatório Anual de Produção da Aquicultura (RAP) - o relatório terá campos específicos para anexar as fotos. O prazo de envio se encerra em 31 de março de 2025.
As fotografias deverão ser inéditas e originais e de autoria do próprio participante. Elas não deverão ser assinadas e nem conter nenhuma marcação de identificação. Cada cessionário(a) poderá enviar até 3 fotos. As ganhadoras serão incluídas no Boletim de Aquicultura em Águas da União 2024, e a mais votada estampará a capa do Boletim.