Notícias
MULHERES DAS ÁGUAS
Maria das Neves - das Águas, é a ganhadora do Prêmio Mulheres das Águas na categoria Pesca Artesanal em Águas Continentais
A pescadora Maria das Neves dos Santos, mais conhecida como Maria das Águas, de Lagoa do Carro - Pernambuco, foi a ganhadora da 2ª edição do Prêmio Mulheres das Águas, na categoria águas continentais. Maria nasceu nas margens do Rio Tracunhaém, localizado no município de Nazaré da Mata (PE), atualmente com 67 anos, “Das Águas” participa da atividade de pesca desde seus 7 anos, quando ajudava sua mãe, também pescadora.
“A luta de nossa família sempre foi contra a fome, perdi 2 irmãos pela falta de alimento. Minha mãe teve 23 filhas e filhos, por isso, as coisas eram muito difíceis. A pesca sempre foi o que nos alimentou, hoje estou aposentada, mas sigo na luta em busca da mesa farta e qualidade de vida para os menos favorecidos”, conta Maria das Águas.
Referência para a pesca artesanal brasileira, Maria segue na luta, ativa na Associação de Pescadores e Agricultores de Feira Nova (PE), luta por melhores condições de vida para as mulheres que comercializam marisco e pelos direitos da comunidade pesqueira, "Estou na luta por nenhum direito a menos, enquanto tiver fôlego e puder caminhar ao lado dos excluídos, sempre com fé em Deus. Viva a pesca artesanal e a categoria pesqueira em todas as nações!".