Notícias
SUPERINTENDÊNCIAS
III Workshop de Integração com as Superintendências da Pesca e Aquicultura reúne superintendentes em Brasília, promovendo a cooperação no setor
Entre os dias 26 e 28 de novembro, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) está recebendo os superintendentes da Pesca e Aquicultura em Brasília (DF), para o III Workshop de Integração das Superintendências. O evento tem como objetivo fortalecer a cooperação entre as 27 Superintendências Federais da Pesca e Aquicultura, promovendo o alinhamento de diretrizes estratégicas e a troca de experiências para aprimorar as ações com o MPA.
Durante o Workshop, serão discutidos temas como orçamento, fiscalização de convênios, licitações, operacionalização do Tranfere.gov, aspectos jurídicos, Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) e muito mais. Além disso, serão realizadas apresentações das áreas do MPA a fim de aproximar as Secretarias Nacionais e Assessorias do Ministério às Superintendências, promovendo a identificação de melhorias na gestão pública, por meio de temas ligados à participação social, comunicação e recursos humanos.
Na abertura do evento, a coordenadora-geral de Apoio às Superintendências, Larissa Andrade, falou sobre a importância dessa integração. "Iremos abordar temas vivenciados por vocês em seus estados, pois vocês são os representantes do Ministério em suas regiões. Assim, precisam estar alinhados e participarem da gestão de nossas políticas públicas, para atingir nossos setores na ponta”.
A coordenadora-geral de Gestão e Administração do MPA, Marcela Asfora, explicou sobre a idealização e a construção do encontro, reforçando que a proposta do MPA foi trazer as principais demandas e, com isso, aperfeiçoar a gestão. "A ideia é trazê-los mais para perto e deixar o discurso mais uniforme para todos. A nossa meta é sanar o máximo de dúvidas nesse workshop”, reforçou.
O secretário-executivo do MPA, Edipo Araujo Cruz, pôde orientar os superintendentes quanto às dinâmicas de integração para a troca de informações, capacitação e levantamento de dúvidas durante o Workshop. “A partir das apresentações das Secretarias Nacionais, vocês terão a oportunidade de ficar por dentro das últimas ações do Ministério, para, em conjunto, chegarmos ao fim dessa primeira gestão da Pesca e Aquicultura de maneira alinhada e positiva para os setores, além de consolidar as políticas que serão nossos pilares”.
“Esse evento foi pensado especialmente, aqui na nossa nova casa, na casa dos pescadores e dos aquicultores, para que todos os superintendentes pudessem ter acesso a cada Secretaria, a cada tema do MPA e, assim, trabalhar de forma ampla e transversal as demandas da pesca e aquicultura. É um momento para tirar dúvidas e se atualizar”, afirmou o secretário-executivo Adjunto, Lázaro Medeiros.
Para o ministro André de Paula, “essa é uma oportunidade que permite que os nossos superintendentes - que cumprem um papel central na nossa missão, que estão lá na ponta, trabalhem em conjunto, de maneira eficiente, em busca de mais resultados positivos para o setor, pois cada um dos superintendentes é um ator importante em nossa gestão, mas é, sobretudo, uma ponte, uma potência importante do ponto de vista da política nacional”.

- Da esquerda à direita: Lázaro Medeiros, Larissa Andrade, ministro André de Paula, Edipo Araújo, Marcela Asfora e Expeditto Netto
O III Workshop de Integração das Superintendências do MPA, que vai até a próxima quinta-feira (28), está acontecendo no Auditório Manuel Jacaré, novo espaço para eventos, encontros e debates do Ministério da Pesca e Aquicultura.
