Notícias
GT TAINHA
GT Tainha realiza visitas técnicas no litoral do Rio de Janeiro
O Grupo de Trabalho da Tainha 2025 (GT Tainha) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), realizou visitas técnicas em associações, colônias e sindicatos do setor pesqueiro, entre os dias 11 e 15 de agosto, em diferentes pontos do litoral do estado do Rio de Janeiro.
Para a assistente técnica do Departamento de Territórios e Ordenamento do MPA, Patrícia Bueno, a atividade fortaleceu contatos e proporcionou a troca de saberes com o setor pesqueiro. “As visitas aos territórios são muito importantes, pois além da aproximação com o setor, os pescadores e pescadoras têm um papel essencial, compartilhando seus entendimentos, dúvidas e recomendações em relação à pesca da tainha. Além disso, esse também é um momento de escuta em relação as principais dificuldades enfrentadas pelo setor pesqueiro” afirma.
Os pontos levantados nos encontros serão essenciais para a redação do relatório final do GT Tainha, como instrumento de divulgação das discussões e importante subsídio para as decisões de safras futuras. Nas próximas semanas, será realizada uma visita em São Paulo, finalizando a rodada de diagnósticos nos estados das regiões sudeste e sul do Brasil.
A visita técnica contou com integrantes do MPA, por meio da Secretaria Nacional de Pesca Artesanal (SNPA), Secretaria Nacional de Registro Monitoramento e Pesquisa (SERMOP), Secretaria Nacional de Pesca Industrial Amadora e Esportiva (SNPI), bem como de integrantes do MMA, por meio do Departamento de Gestão Compartilhada de Recursos Pesqueiros (DPES).
GT Tainha
O GT Tainha é um colegiado consultivo, responsável por conduzir as discussões sobre a temporada de pesca da espécie nas regiões sudeste e sul do Brasil.
Coordenado pelo MPA, ele é composto por órgãos do Governo Federal, governos estaduais, entidades de pesca artesanal e industrial, além do Grupo Técnico-Científico (GTC) de assessoramento do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros Pelágicos das Regiões Sudeste e Sul (CPG Pelágicos SE/S).
Clique no link abaixo e saiba mais sobre o GT Tainha.