Notícias
AMADORA E ESPORTIVA
Governo Federal fomenta o avanço da pesca amadora e esportiva no Rio Grande do Norte
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) marcou presença no 1º Workshop de Pesca Amadora e Esportiva do Rio Grande do Norte, realizado no Sebrae/RN, em Natal. O evento reuniu pesquisadores, gestores públicos, representantes do setor produtivo e operadores de turismo para debater o potencial da atividade na promoção do desenvolvimento regional, além de apresentar experiências de sucesso e abordar temas centrais para o setor, como a gestão e o ordenamento da pesca amadora e esportiva, a importância do Registro do pescador e a necessidade de autorização de campeonatos — elementos essenciais para o fortalecimento de políticas públicas baseadas em dados.
Durante a agenda no estado, a diretora do Departamento de Pesca Industrial, Amadora e Esportiva do MPA, Sandra Silvestre, e a coordenadora de Desenvolvimento da Pesca Industrial, Amadora e Esportiva, Inácia Boechat, também participaram do 2º Torneio de Pesca TUCUNAPODI 2025, realizado pela Colônia de Pesca Z-48 de Apodi/RN e pela Equipe de Pesca Esportiva Tucunapodi, entre os dias 7 e 9 de novembro, na Barragem de Santa Cruz.
O torneio contou com mais de 300 inscritos, distribuídos nas modalidades embarcada, caiaque e “pé no chão”. No local, foram emitidas Licenças de pescador amador, prestadas orientações sobre as regras da atividade e realizada uma ação de sensibilização sobre a importância do Registro do pescador e da autorização de campeonatos — instrumentos fundamentais para aprimorar a gestão da pesca amadora e esportiva no país.