Notícias
PESCA INDUSTRIAL
CPG Atuns e Afins define estratégias para a próxima reunião da ICCAT
A 7ª Reunião Ordinária do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Atuns e Afins (CPG Atuns e Afins) foi realizada nos dias 29 e 30 de outubro, em Brasília/DF, com a participação de representantes do governo, do setor produtivo e da comunidade científica.
O principal objetivo do encontro foi a definição de uma estratégia e preparação da delegação brasileira para a próxima reunião da Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT), que acontecerá em novembro.
Além disso, foi apresentada a base conceitual para o desenvolvimento de modelos de simulação para avaliação de estratégias de gestão (Management Strategy Evaluation - MSE), como o da espécie do bonito-listrado (Katsuwonus pelamis).
No segundo dia da reunião, foi analisada a proposta de ordenamento da modalidade 1.12 da Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA nº 10, de 10 de junho de 2011, e o planejamento das atividades do Grupo Técnico-científico de assessoramento do CPG Atuns e Afins para 2026.
Também foi realizada uma apresentação sobre a análise da Portaria Interministerial MPA/MMA nº 30, de 17 de abril de 2025, sob a perspectiva da ciência conservacionista, e a apresentação de inovação em rastreamento e segurança da frota pesqueira, seguida pela formulação de recomendações.
Para a diretora do Departamento de Pesca Industrial, Amadora e Esportiva, Sandra Silvestre, a reunião do CPG Atuns e Afins “reafirmou o compromisso do Ministério da Pesca e Aquicultura com a gestão participativa e baseada em evidências científicas”.