Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
CONAPE elege novos membros para o período de 2026 a 2028
O Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE) se reuniu nesta quarta-feira (05/11) para eleger os membros para o período de 2026 a 2028. A eleição foi on-line, com a participação dos representantes habilitados após o chamamento público, ocorrido em outubro.
A reunião foi aberta pelo secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, que coordenou a eleição e deu as boas-vindas aos interessados em se tornar membros do CONAPE. Em seguida, a secretária-executiva do Conselho, Adriana Toledo, explicou a dinâmica do processo eleitoral.
A partir daí, cada um dos interessados (ou seus suplentes) teve 3 minutos para se apresentar e falar um pouco sobre a entidade que representam. Depois da apresentação, foi aberto o período de votação por meio de formulário eletrônico e a apuração dos votos.
Representatividade dos setores pesqueiro e aquícola
O CONAPE é a instância máxima de consulta do MPA para a formulação de políticas públicas para a pesca e aquicultura. Ele é formado por membros do governo, de entidades públicas e da sociedade civil, para garantir o atendimento de diferentes interesses dos setores.
Ao todo, são 32 vagas para os representantes da sociedade civil, incluindo 18 de movimentos sociais, 10 da área empresarial e 4 da área acadêmica. Os eleitos vão compor o Conselho com 22 representantes do Executivo Federal e outros 7 de entidades públicas.
A lista com os candidatos eleitos será publicada no Diário Oficial da União no dia 12 de novembro. Mas você já pode saber quem são os escolhidos clicando neste link.