Retomada Estatística Pesqueira
O Brasil teve por muitos anos uma estatística pesqueira nacional consolidada, mas essas estatísticas sofreram descontinuidade. Há quase duas décadas não existe uma consolidação nacional confiável de dados de desembarque pesqueiro. Isso gerou problemas para tomada de decisão, avaliação de estoques, formulação de políticas públicas e para monitoramento da pesca industrial e artesanal.
Há regiões do país onde os dados são escassos ou ausentes. Assim, os dados fragmentados de múltiplas fontes (órgãos federais, estaduais, municipais, instituições de pesquisa, comunidades de pescadores), com formatos, robustez e periodicidade bastante variáveis.
A retomada da estatística pesqueira do Brasil é uma iniciativa recente, de bastante relevância, pois busca preencher lacunas antigas de dados sobre pesca e aquicultura, melhorar a gestão dos recursos pesqueiros e apoiar políticas públicas mais embasadas.
Assim, neste evento serão entregues:
1 - Lançamento do Boletim da Estatística Pesqueira e Aquícola (2023-2024):
Publicação que reúne e sistematiza dados atualizados sobre a produção da pesca continental, marinha e da aquicultura nos anos de 2023 e 2024, oferecendo um panorama nacional da atividade e subsidiando políticas públicas, gestão sustentável dos recursos e o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado.
2 - Lançamento do Painel Unificado da Estatística Pesqueira:
:
O painel apresentado é o “Painel Unificado da Estatística Pesqueira e Aquícola”, desenvolvido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Ele reúne, em um único ambiente do Power BI com diferentes dashboards que organizam e disponibilizam informações estratégicas sobre a pesca e a aquicultura no Brasil.
A tela inicial funciona como um menu interativo, no qual o usuário pode acessar relatórios específicos, organizados em cinco principais módulos:
- Dashboard Boletim 2023/2024: Apresenta os dados mais recentes da produção pesqueira e aquícola no período 2023–2024, permitindo acompanhar as capturas atualizadas.
- Dashboard Boletins Passados: Disponibiliza os boletins estatísticos de anos anteriores, consolidados, permitindo consultas históricas e comparações temporais.
- Dashboard Marinho – Reconstrução: Focado na pesca marinha, mostra séries históricas de captura de 1950 até 2022, mapas com a distribuição das atividades no litoral brasileiro e capturas consolidadas do setor.
- Dashboard Estoques Pesqueiros: Reúne informações sobre a situação dos estoques de diferentes espécies, com gráficos de dispersão, tabelas de avaliação com indicadores de biomassa e esforço dos recursos pesqueiros.
- Dashboard Exportações e Importações: Exibe dados de comércio exterior da pesca e aquicultura, com evolução das exportações e importações ao longo do tempo (1997-2025), com listas de produtos, países de destino e origem.
3 - Lançamento dos princípios e diretrizes do Plano Nacional do Monitoramento e Estatística Pesqueira
Apresentação dos princípios, diretrizes e marco orientador que comporão o Plano Nacional do Monitoramento e Estatística Pesqueira. O PNMEP tem como objetivo geral subsidiar a gestão da atividade pesqueira por meio de informações qualificadas, pautando-se em princípios de transparência, participação social, integração, cooperação, ética e respeito às especificidades regionais.