Notícias
SEGURANÇA PÚBLICA
Ação conduzida pela Ficco-CE cumpre mandados de prisão em quatro estados
Foto: Cícero Oliveira - Ascom/SSPDS/CE
Fortaleza, 24/02/2025- A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco-CE) deflagrou, nesta segunda-feira (24), a Operação Heresia, para cumprir 349 mandados de prisão preventiva e 216 de busca e apreensão contra membros de uma organização criminosa de atuação interestadual.
O objetivo é prender os chefes e enfraquecer uma organização criminosa de origem cearense e que atua em outras unidades da Federação. A ação ocorre simultaneamente em 32 municípios de quatro estados: Ceará, Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Santa Catarina (SC). Foram mobilizados 1.044 policiais, que utilizaram 243 viaturas, além de unidades aéreas da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas.
A investigação, conduzida pela Ficco-CE, é resultado do acompanhamento sistemático das organizações criminosas e da análise de dados obtidos por meio de ações de inteligência. Com base nos elementos colhidos, foi possível identificar alvos prioritários e estruturar uma operação coordenada para a neutralizar as atividades ilícitas do grupo criminoso.
Sobre a Ficco
A Ficco-CE é composta pela Polícia Federal (PF), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, pela Polícia Militar do CE, pela Polícia Civil do CE, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), pela Perícia Forense do CE e pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do CE.
A Portaria do MJSP nº 427/2023 determinou a expansão das Ficcos estaduais. Elas são uma iniciativa para atuação uniforme e conjunta de combate a crimes como tráfico de drogas e de armas, assaltos e homicídios praticados por organizações criminosas. O trabalho é integrado por órgãos de segurança pública federais e estaduais.